Em Picos, 25 pessoas com transtorno mental vivem em cárcere privado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de mai. de 2022

Em Picos, 25 pessoas com transtorno mental vivem em cárcere privado

 Fotos: Paula Monize/cidadeverde.com/picos

Coordenadora do Caps II - Aurilândia Rocha Leal

Uma conduta centenária e que vem sendo combatida nos tempos atuais é o isolamento social de pessoas com transtorno mental. Em Picos, pelos menos 25 indivíduos são mantidos em cárcere privado, segundo dados do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) do bairro Ipueiras.

O Centro é referencial para Picos e mais 19 municípios.

A Lei Antimanicomial, de 06 de abril de 2001, combate essa prática e a estabelece como uma violação dos direitos humanos. 

A coordenadora do Caps II, Aurilândia Rocha Leal, explica que esses números podem ser ainda maior. Ela reforça que os pacientes com transtorno mental podem receber um tratamento em liberdade e de forma digna.

“Os usuários com transtorno mental não eram dignos de viver numa sociedade e eram trancados, ou internados em manicômio. A partir dessa luta antimanicomial é que começaram a existir novas políticas de saúde mental, novos dispositivos como os centros de atenção psicossocial que devolvem a essas pessoas a dignidade de pessoa humana com respeito e liberdade”, pontuou Aurilândia Rocha Leal.

A profissional de Saúde destacou que essa triste realidade ainda esbarra na falta de informação e omissão das famílias.

“Eu costumo dizer que ainda falta informação. Existe o fator cansaço em que a família acha que a melhor forma é trancar, mas ainda precisa a conscientização dos profissionais para fortalecer essa rede de apoio. Além disso, também há muitas famílias que omitem esses casos”, afirmou.

Os Centros de Atenção Psicossocial atuam em parceria com o Poder Judiciário no combate a essa conduta de isolamento das pessoas com transtorno mental. 

Em razão do Dia Nacional de Luta Antimanicomial celebrada no Dia 18 de Maio, a Secretaria de Saúde de Picos através do Caps II vai promover uma programação de atividades. Confira! 

Programação da Semana da Luta Antimanicomial

Na próxima segunda-feira (16) tem início as atividades alusivas à Semana da Luta Antimanicomial. A programação é aberta com a solenidade de abertura, às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde.

Na terça-feira (17), às 13h30, será realizada uma atividade de lazer e reinserção social no Piauí Shopping.

Na quarta-feira (18 de Maio) Dia D da Semana Antimanicomial, às 9h, será ofertado ao público um Dia de Beleza no Caps II.


Paula Monize

Nenhum comentário:

Postar um comentário