Piauí segue com falta de reagentes para testagem da dengue, alerta secretário de Saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de mai. de 2022

Piauí segue com falta de reagentes para testagem da dengue, alerta secretário de Saúde

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Piauí continua com baixa no estoque de reagentes usados para testagem da dengue. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), pelo secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, que destacou que a pasta segue fazendo a triagem dos casos suspeitos. 

Desde abril, estão sendo priorizados para a testagem: pacientes hospitalizados com sintomas graves, gestantes ou óbitos supostamente causados pela doença. A orientação é que os casos de dengue sejam "confirmados por critério laboratorial ou por critério clínico-epidemiológico".

“Nós temos um estoque mínimo para atender os municípios, de acordo com aquilo que ficou orientado pelo Ministério da Saúde, que foi a otimização das amostras para fazer os testes”, destacou o secretário. 

Os reagentes são adquiridos, exclusivamente, pelo Ministério da Saúde, que, por sua vez, repassa aos estados e estes aos municípios. As Secretarias Estaduais não podem fazer a compra de forma direta.

“O Ministério da Saúde avisou aos estados que eles estariam com essa dificuldade de fornecimento por questão ligadas à guerra na Ucrânia e por questão de dificuldade até de insumo para fabricar esses componentes químicos”, destacou o secretário. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a entrega de novos kits moleculares para o diagnóstico de dengue, chikungunya e zika está prevista para junho.

Casos 

De janeiro a abril de 2022, o Piauí registrou mais de 4.600 casos provavéis de dengue, notificados em 150 municípios. No mesmo período, foram registrados 650 casos em 56 municípios, o que comprova um aumento de 610,3% em um ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário