Vaticano confirma beatificação de menina Benigna em outubro; Ceará fará santuário - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mai. de 2022

Vaticano confirma beatificação de menina Benigna em outubro; Ceará fará santuário

 Foto: Nívia Uchoa/AscomSOP

Benigna Cardoso da Silva, morta aos 13 anos, em 1941, será beatificada em 24 de outubro, informou o Vaticano. Menina Benigna, como é conhecida, será a primeira beata nascida no Ceará e a quarta mártir do Brasil. Ele foi assassinada após se recusar a ter relações sexuais com um colega de escola que a assediava.

A data da beatificação foi anunciada na última segunda-feira (2) e é simbólica, já que será realizada no mesmo dia em que a menina morreu.

Benigna, descrita como uma pessoa muito religiosa, é muito venerada em Santana do Cariri, sua cidade natal, e considerada "heroína da castidade". No local da morte da jovem foi erguido um monumento com uma cruz, além de uma lápide e um memorial que conserva alguns de seus objetos pessoais.

A promulgação do decreto no qual o Papa Francisco autorizou a beatificação é de outubro de 2019. A beatificação, que faz parte do processo para torná-la uma santa para a Igreja Católica, deveria ter acontecido ainda em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Benigna foi assassinada com golpes de facão dados por Raul Alves, após se recusar a ter relações sexuais com ele. A jovem era assediada pelo rapaz, com propostas de namoro, mas ela sempre o rejeitou, segundo a Diocese de Crato.

No dia 24 de outubro de 1941, sabendo que ela buscaria água em um poço perto de casa, o jovem decidiu esperá-la escondido. Ao tentar agarrá-la à força, ele a assassinou com um facão após uma tentativa de defesa dela.

Menina Benigna passou a ser venerada como mártir na região do Cariri e virou símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

No último dia 27 de março, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou a construção do Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário