Alunos reclamam da falta de professores em curso de medicina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de jun. de 2022

Alunos reclamam da falta de professores em curso de medicina

 Estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão reclamando da falta de professores, o que pode atrasar a conclusão do curso e afetar o aprendizado e desempenho dos graduandos. Os alunos cobram ações dos dirigentes da Universidade.

Esdras Morais Sobreiro Lima, aluno do 5° período do curso de medicina, afirma que os contratos temporários de docentes substitutos vêm se encerrando nos últimos meses e é necessário que outros profissionais sejam colocados no lugar, para que a situação não comprometa a formação de futuros médicos.

“Esse quadro impede que os estudantes se formem e até mesmo ingressem no internato”, contou o aluno.

Prédio no campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (Foto: reprodução)Prédio no campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (Foto: reprodução)

Conforme relatou Esdras Morais, desde 2019 existe uma defasagem no quadro de professores em disciplinas como Geriatria, Diagnóstico por Imagem, Medicina Intensiva e Urologia. Desde então, se juntaram à lista as disciplinas de Imunologia, Puericultura, Anestesiologia, Dermatologia, Hematologia e Pediatria. 

Ele conta que após uma mobilização de alunos, a Uespi agiu para que algumas dessas matérias sejam ministradas por substitutos. Contudo, a solução é temporária. “As matérias de Geriatria, Diagnóstico por Imagem, Dermatologia e Pediatria permanecem vacantes”, relatou o aluno.

Alunos do curso de Medicina da UESPI (Foto: WhatsApp)Alunos do curso de Medicina da UESPI (Foto: WhatsApp)

Internato

Uma das fases do curso mais aguardadas pelo estudante de medicina é o internato, um estágio curricular obrigatório que promove o contato com a prática médica. Nele, o interno recebe o treinamento em serviços supervisionados pela instituição acadêmica. Ronalt Cavalcante, estudante do 10° período de medicina da Uespi, conta que as lacunas de professores em disciplinas obrigatórias comprometem a entrada do aluno no internato. 

"Para entrar no internato, nós precisamos, em tese, ter concluído todas as matéria teóricas do curso. Só que o problema é que na Uespi sofre com a falta de professores em matérias importantes que impedem a nossa entrada no internato. Não podemos ficar devendo disciplinas. Alguns alunos já estão pensando em parar de ir para universidade", contou.

Meionorte.com aguarda um posicionamento da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) frente à insatisfação dos alunos.

Possibilidade de concurso

No mês de maio, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, declarou que a instituição planeja realizar um novo concurso para professor efetivo, com a oferta de aproximadamente 85 vagas. Segundo o reitor, o processo está em tramitação na Procuradoria-geral do Estado do Piauí (PGE-PI). Com realização do concurso e homologação dos candidatos, a Universidade Estadual do Piauí contará com o melhor quadro docente em 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário