Corpo de Bombeiros utilizará aplicativo para combater incêndio durante seca no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de jun. de 2022

Corpo de Bombeiros utilizará aplicativo para combater incêndio durante seca no Piauí

 Foto: Divulgação / Governo do Piauí

Com o fim do período chuvoso, vem agora a época mais seca do ano, em que são comuns as altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Esses são fatores que influenciam na escassez hídrica e no aumento dos focos de incêndios no Estado. Para tratar estratégias para enfrentamento aos efeitos desses fatores e prevenir as queimadas, a governadora Regina Sousa reuniu, nesta sexta-feira (10), os gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Governo, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Agespisa.

No encontro foi discutido o Plano Estadual Integrado das Operações de Combate a Incêndios. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, cel. José Rêgo, os órgãos envolvidos estão prontos para atuarem no segundo semestre deste ano, época em que o número de ocorrência é maior. “Estamos com as equipes prontas e equipamentos para atuarmos logo que se inicie o período de estiagem para combater os princípios de incêndio que venham a surgir”, comenta o comandante.

O coronel lembra que a corporação está presente nos principais municípios do Estado, como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e São Raimundo Nonato. Ele adianta que as cidades de Oeiras e Valença em breve vão receber unidades dos Bombeiros. José Rêgo antecipa ainda que Uruçuí, Corrente e Bom Jesus também serão contemplados com equipes da corporação.

O secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, chamou atenção para a atuação do Estado que se dá de forma planejada e integrada para permitir a mobilização de forma urgente em caso de ocorrências. “Nós apresentamos o detalhamento do plano e listamos os equipamentos complementares necessários à implementação desse. São instrumentos como carros com capacidade para transporte de água, caminhões tanques; material de uso nos extintores; abafadores e o apoio de uma aeronave”, comentou o gestor.

Aplicativo auxiliará bombeiros

José Augusto informou ainda que o Estado vai adotar o aplicativo desenvolvido pela Defesa Civil nacional que informa os focos de incêndio. “Esperamos estar ainda este mês utilizando essa ferramenta que vai nos ajudar a mobilizar equipes de forma rápida e evitar a propagação dos incêndios e queimadas”, assinalou Nunes.

A governadora Regina Sousa adiantou que o Estado vai comprar alguns equipamentos que serão utilizados nesse trabalho, mas que a principal frente de atuação do plano será a prevenção. A gestora lembra que a ação será em parceria com os municípios, principalmente com a formação de brigadas de incêndios em todos as cidades para que essas possam agir antes que o fogo se alastre, principalmente em regiões de serras.

“Temos que atuar na preparação das pessoas. Sabemos os locais que têm mais incêndio e em que esses ocorrem repetidas vezes no mesmo ano. Então, é um trabalho conjunto. Já começamos com a formação das brigadas em parceria com as prefeituras, com informações e técnicas repassadas pelo Corpo de Bombeiros. Os municípios têm que fazer a prevenção”, exclamou a gestora.

Participaram do encontro, o secretário de Governo, Antônio Neto; o secretário da Semar, Daniel Marçal; o comandante da Polícia Militar, cel. Scheiwann Lopes; e o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário