Governo não pode interferir no preço dos combustíveis”, afirma ministro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de jun. de 2022

Governo não pode interferir no preço dos combustíveis”, afirma ministro



THAÍSA OLIVEIRA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira (21) que o governo não tem poder para interferir no preço dos combustíveis e que o nome de Caio Paes de Andrade "satisfaz todos os critérios necessários para estar à frente" da Petrobras.

"Eu respeito o presidente José Mauro [Coelho], ex-presidente da Petrobras. Todo respeito a ele, ao CA [Conselho Administrativo], seus diretores. Mas, tão logo eu assumi como ministro, eu achei por bem promover uma troca na empresa porque acredito que é o momento de aumentar a competição. Não há como ajudar o consumidor brasileiro com a estrutura atual."

José Mauro Coelho abriu mão do cargo nesta segunda-feira (20) diante da ofensiva do presidente Jair Bolsonaro para tentar reduzir o preço dos combustíveis antes das eleições e ao anúncio de uma CPI da Petrobras.

Caio Paes de Andrade é secretário de Desburocratização do Ministério da Economia e foi indicado pelo governo para assumir a presidência da Petrobras. José Mauro Coelho já tinha sido demitido no final de maio, mas resistia a deixar a companhia antes da assembleia de acionistas.

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Adolfo Sachsida também afirmou que não é possível interferir no preço dos combustíveis e que o governo tenta "amenizar o problema" com a redução de impostos.

"Eu entendo que muitos dos senhores são cobrados pela população porque é difícil para a população entender por que o governo não interfere no preço dos combustíveis. Com toda a transparência, eu preciso ser claro: não é possível interferir no preço", disse o ministro aos deputados federais.

"Não está no controle do governo. E, honestamente, preço é uma decisão da empresa, não do governo. Além disso, nós temos marcos legais que impedem intervenções do governo na administração de uma empresa, mesmo o governo sendo o acionista majoritário", completou.

Adolfo Sachsida participou de audiência pública na Câmara dos Deputados. Ele foi convidado para falar sobre o preço dos combustíveis e sobre a intenção do governo de privatizar a Petrobras, anunciada assim que assumiu o ministério.

O ministro de Minas e Energia fez uma apresentação em PowerPoint indicando que a Petrobras teve mais lucro do que a média de outras petroleiras e que também tem mais gastos com pessoal, segundo ele. Questionado se tinha orgulho do lucro da estatal, respondeu que não.

"A pergunta foi 'lucro excessivo punindo a população, se eu tenho orgulho disso'. Não, não tenho, claro que não. Todos nós aqui temos responsabilidade social", disse. Em seguida, repetiu a afirmação de que o governo não tem influência nas decisões da estatal.

"Mas, veja, eu falo como alguém que não está na companhia. A Petrobras é uma companhia listada em Bolsa e as decisões são tomadas pelo seu presidente, pelos seus diretores e pelo seu Conselho de Administração. Não há influência do governo nessas decisões. O que o governo faz é escolher o seu presidente e indicar alguns membros do Conselho de Administração para dar alguns nortes para a companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário