Saúde investiga primeiro caso suspeito de “varíola dos macacos” no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de jun. de 2022

Saúde investiga primeiro caso suspeito de “varíola dos macacos” no Piauí

 O Piauí possui um caso suspeito de monkeypox ou “varíola dos macacos” que está sendo investigado pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

paciente  teve contato com pessoas que residem em outro estado e desenvolveu alguns sintomas da doença, que envolvem febre, bolhas, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Cievs investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no PiauíCievs investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Piauí

monkeypox ou “varíola do macaco” é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, objetos recentemente contaminados ou mesmo através de grandes gotículas respiratórias. O período de incubação (data de contato com o vírus até o início dos sintomas) é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

diagnóstico da doença é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste deve ser realizado em todos os pacientes que forem enquadrados na definição de caso suspeito. As amostras são direcionadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário