Valença sedia V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Vale do Sambito - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de jun. de 2022

Valença sedia V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Vale do Sambito

 O município de Valença do Piauí, sediou nesta quarta-feira 22 de junho, a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Território do Vale do Sambito. O evento teve início com a solenidade de abertura com a composição da mesa onde participaram secretários municipais, vereadores, representante do poder executivo, representes do Conselho Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, articuladora do Selo Unicef, Técnico do CREAS e Coordenadoria da Mulher.

A conferência aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e foi realizado pelo Conselho Municipal e Estadual da Mulher em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença. O encontro trouxe como tema central para discursão, as “Garantias e Avanços dos Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Conceição Silva, explica que a conferência é essencial para discutir o que se tem feito e o que pode ser melhorado.

“A gente entende que este momento é muito importante para avaliar as políticas desenvolvidas tanto a nível federal, como estadual e municipal no que tange toda a problemática relacionadas as mulheres”. Ela lamenta que a violência contra mulher ainda tenha que ser a principal pauta desses eventos.

“Nós sabemos que a questão da violência tem sido ainda o carro chefe da nossa discussão enquanto mulheres”, disse a Conceição Silva, visto o número crescente da violência contra as mulheres.

A vice-presidente conta que o Brasil é um país que tem grandes avanços nas políticas voltadas para combater a violência, mas mesmo assim ainda é necessário crescer na ampliação desses mecanismos. “Brasil é um pais signatário nesses políticas e acordos pactuados de enfrentamento a violência contra mulher, mas infelizmente a violência ainda é muito presente no nosso meio”, afirma.

Fabyula Batista, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Valença, frisa o objetivo da realização da conferência. “A principal finalidade desta conferência estadual é discutir, fortalecer as políticas públicas para o resguardo dos direitos das mulheres e principalmente para criar novas políticas públicas”, disse.

Ela ainda falou do incentivo do encontro para que os demais municípios do Vale do Sambito crie o Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher.

“Hoje o Conselho Municipal enfoco nós aproveitamos a representatividade de cada representante dos municípios que compõe o Vale do Sambito para incentivar a criação dos Conselhos Municipais de Defesa do Direito da Mulher”, destaca Fabyula que isso irá fortalecer a rede de atendimento as mulheres.

Na conferência ainda foi anunciado a criação da Coordenadoria da Mulher em Valença, onde foi apresentada a coordenadora Jaqueline Macêdo e demais membros que farão frente a entidade que passa a integrar a rede de ações voltadas para as mulheres de município.

A coordenadora Jaqueline Macêdo, falou da recente implantação do órgão. “Estamos funcionado a mais ou menos 1 mês e a gente já está com plano de ação até dezembro de 2022 juntamente com o Conselho da Mulher e com os outros órgãos competentes que trabalham também a essas questões voltada para a mulher”, comenta.

“Queremos trabalhar não sobre a violência, mas queremos fazer parceria com a Secretaria de Cultura, de Trabalho e Emprego, de Esporte, visando todo o apoio que a gente tem que dá a mulher valenciana”, conclui Jaqueline.

Após o debate dos eixos discutidos e apresentação das propostas elencadas foi realizado a eleição dos delegados, escolhendo representantes dos municípios participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário