Avião 'baleia' Beluga da Airbus pousa em Fortaleza durante primeira viagem ao Brasil - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de jul. de 2022

Avião 'baleia' Beluga da Airbus pousa em Fortaleza durante primeira viagem ao Brasil

 


 

O avião "baleia" Beluga ST, um modelo especial de transporte da Airbus, chegou neste domingo (24) a Fortaleza, em sua primeira viagem ao Brasil. O A300-600ST ("super transport", na sigla em inglês) é um derivado do apelido A300, e ganhou o chamado de Beluga por conta de seu formato exótico, semelhante ao baleia de mesmo nome (também de baleia-branca).

A aeronave voadora por volta das 15h25 no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, acompanhando um helicóptero de luxo modelo ACH160.

A chegada do Beluga estava prevista para o fim da tarde de sábado (23), também em Fortaleza. Depois, o avião seguiria para Campinas (SP). Mas houve uma reprogramação, ea aeronave acabou pernoitando fora do Brasil.

O Beluga é um dos maiores aviões de carga do mundo em volume, à frente até do Lockheed C-5 Galaxy, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, e do Antonov An-124, brother menor do An-225, ex-maior cargueiro do mundo.

Mesmo assim, o modelo não é capaz de transportar cargas pesadas, podendo transportar no máximo 40. O C-5 tem capacidade para até 129 toneladas a bordo, e o An-124 leva até 120 toneladas, por exemplo.

CURIOSIDADES

O Beluga começou a voar em meados da década de 1990, outro avião com peculiar, o Super Guppy.

Uma das principais alterações feitas no A300 para transformá-lo no Beluga está na parte da frente, onde fica a cabine de comando, que foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga. O carregamento é feito levantando a "testa" do avião -do mesmo modo que em outros cargueiros, como é o caso do antigo An-225 e do Boeing 747.

Além de partes de outros aviões da Airbus, o Beluga já transportou satélites artificiais, veículos espaciais, itens para ajuda humanitária e helicópteros.

FICHA TÉCNICA
Modelo: A300-600ST
Nome: Beluga
Fabricante: Airbus
Comprimento Externo: 56,16 metros
Altura
de ponta a ponta das asas: 44,84 Metros
Tamanho máximo da carga: 39 metros (comprimento) ) x 7,1 metros (largura) x 6,7 metros (altura)Carga máxima: 40 toneladas
Autonomia (distância máxima voada): 1.650 km com capacidade máxima carregada, segundo ficha-técnica da Airbus (varia de acordo com o peso da carga e quantidade de combustível a bordo)
Velocidade aproximada em voo: 850 km/h
Capacidade do tanque de combustível: 23.860 litros

 

Fonte: Folhapress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário