Com vacinação atrasada há 15 dias, Piauí cobra doses para vacinar crianças de 3 e 4 anos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de jul. de 2022

Com vacinação atrasada há 15 dias, Piauí cobra doses para vacinar crianças de 3 e 4 anos

 Foto: divulgação Sesapi

Em Brasília, o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, cobrou celeridade no envio da vacina Coronavac destinada para crianças de 3 a 4 anos. A aplicação, para a faixa etária até os cinco anos, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há duas semanas, mas ainda não houve remessa para o Piauí que aguarda cerca de 95 mil doses. Até semana passada, dos 224 municípios piauienses, apenas 131 tinham estoque para iniciar a vacinação em crianças de 3 e 4 anos.

Neris Júnior participou da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) onde também foram discutidos a dificuldade nos estados em aquisição de medicamentos e insumos, a situação do avanço da varíola dos macacos, gestão técnica, administrativa e financeira dos laboratórios estaduais de saúde pública e a política de alta complexidade.

“Solicitei também o aumento de vagas para profissionais de saúde da família na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Piauí e celeridade no envio de vacinas para crianças de 3 a 4 anos”, diz o gestor.

Sobre o envio das vacinas, o secretário chama a atenção para o número de mortes de crianças neSssa faixa etária por Covid.  Dados do Observatório de Saúde na Infância - Observa  Infância, da Fiocruz/Unifase, a partir de dados do SIM(Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde), apontam que, em dois anos, as mortes de crianças de até cinco anos por Covid-19 foram mais do que o triplo das causadas, em uma década, por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde. Em 2020 e 2021, 1.508 crianças morreram por Covid.

Na pauta do encontro do Conass, estão ainda discussão sobre a situação da Monkeypox no país; a Gestão Técnica, Administrativa e Financeira dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública e a Política de Alta Complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário