DF tem primeiro caso confirmado de variola dos macacos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de jul. de 2022

DF tem primeiro caso confirmado de variola dos macacos

 Foto: Divulgação/OMS

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que há 76 casos de varíola dos macacos confirmados no Brasil, sendo um no Federal.

Um segundo suspeito no local está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e ambas as pessoas estão em isolamento domiciliar.

Segundo a pasta, também foram confirmados um caso de variola dos macacos no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que "por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes."

O primeiro caso foi registrado no Brasil em 8 de junho, em São Paulo, em um homem de 41 anos que viajou para Espanha e Portugal.

A transmissão da variola dos macacos acontece por meio de contato próximo. A infecção pode ser por vias respiratórias, mas é preciso contato com o rosto perto por tempo prolongado.

Outra forma de infecção é por meio das lesões, características com ilustrações, que a varíola dos macacos causa na pele. Febre e dores no corpo são outros sintomas da doença. Diminuir a transmissão envolvendo principalmente isolamento dos casos suspeitos e confirmados.

A OMS (Organização da Saúde) pediu na sexta-feira (1º) uma ação urgente na Europa para conter um macaco dos países infectados da variola, foram confirmados no continente europeu4.500 em 31. A entidade, contudo, ainda não conceituou a variola dos macacos como emergência sanitária global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário