Em apenas sete dias, Teresina registra aumento de 655 novos casos de dengue - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jul. de 2022

Em apenas sete dias, Teresina registra aumento de 655 novos casos de dengue

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Os casos de dengue seguem crescendo em Teresina e somente nos últimos sete dias, a capital registrou o aumento de 655 novos casos confirmados de doença, de acordo com os dados do boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), referente a 27ª semana epidemiológica.  

Segundo a FMS, no dia 8 de julho, a capital tinha 5.912 mil casos confirmados de dengue. Já até o dia 15 de julho, Teresina registra 6.567 mil casos, ou seja, um aumento 11% em apenas sete dias.  

Em relação o número de óbitos confirmados da doença, a capital segue com 9 mortes contabilizadas até a sexta-feira (15). Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, quatro óbitos estão em investigação no momento.

Chikungunya

Já sobre os dados de Chikungunya também houve um crescimento na capital. Teresina tem 877 casos e três óbitos confirmados pela doença. E o aumento registrado foi de 36%, comparada com a 26ª semana epidemiológica, quando a capital tinha 643 casos.

Zika

O Zika vírus, que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, já possui oito casos confirmados, 100 notificados e sem óbitos.

Piauí

Nos outros municípios do Piauí a situação não é diferente e os casos de dengue também vêm crescendo. O boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgado na última sexta-feira (15), apontou que já são 13.014 mil casos de dengue, com 18.939 notificações de casos prováveis em 203 municípios. O dado representa um aumento de 762 % em reação ao mesmo período no ano passado.

Já os casos de Chikungunya cresceram 4.770,6% em 2022, comparado também com os mesmos meses do ano passado. O estado ainda registra 12 mortes por dengue e três por Chikungunya em 2022.

Os municípios que registram a maior incidência, levando em consideração a quantidade de casos com o número populacional são: Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Patos do Piauí.

O estado já registra 12 óbitos em quatro municípios, sendo 9 em Teresina, 1 em São Miguel da Baixa Grande, 1 em Pedro II e 1 óbito em Pio IX.

Cuidados

Muitos dos casos de dengue podem ser evitados já que boa parte dos criadouros são localizados nas residências. O mosquito deposita os ovos em recipientes com água parada e os mesmos podem permanecer no local por um ano.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.

A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário