Várzea Grande realiza encontro da Comissão Intergestores Regional do Vale do Sambito - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de jul. de 2022

Várzea Grande realiza encontro da Comissão Intergestores Regional do Vale do Sambito



O município de Várzea Grande, recebeu nesta quinta-feira 30 de junho, o encontro da Comissão Intergestores Regional – CIR do Vale do Sambito. Realizada na sede do legislativo municipal, a reunião contou com a presença de representantes da SESAPI, do COSEMS, dos secretários municipais de saúde, técnicos e de prefeitos das cidades do Território de Desenvolvimento Vale do Sambito.

O secretário de Saúde de Pimenteiras e coordenador da CIR, Gilberto Lacerda, falou da realização do encontro no município e citou as pautas relevantes discutidas.

“Reunião da CIR aqui em Várzea Grande, muitíssimo importante com várias pautas importante para o Vale do Sambito […]. Dr. Telmo explanando sobre a pauta da RUE que é a Rede de Urgência e Emergência para o Vale do Sambito, para todos os municípios, como também o João Victor que é da SESAPI, que é em relação as cirurgias de cataratas que é um novo mutirão que vai acontecer em novembro no nosso território”, pontua Gilberto.

A presidente do Cosems, explica que foi feita a primeira conversa sobre funcionamento da rede de urgência e emergência no território, além da continuação dos mutirões das cirurgias eletivas e de catarata.

“A gente já fez a discussão inicial para trabalhar a rede de urgência e emergência, que nada mais é do que a gente fortalecer esse olhar aqui dentro do território, a gente ver toda essa situação das urgências e emergências, a área hospitalar, os hospitais de referência aqui da região, bem como a estruturação desse espaço e descentralizar esse serviço aqui pra região, ao mesmo tempo a apresentação de mutirão de cirurgias eletivas e também mutirão de cirurgias de catarata que a gente vai está retomando aqui para essa região”, disse Auridene Tapety.

O prefeito anfitrião do encontro, Dr. Segundo, disse que se sente feliz em receber a reunião da CIR com assuntos tão importantes para melhoria do atendimento à população.

“Alegria está recebendo, aqui uma discussão tão importante, tão sensível em nosso município como em toda região do Vale do Sambito, tivemos aqui representante as SESAPI, representantes da Cosems, uma discussão de alto nível, mas sobretudo aqui a cobrança e exigência que a gente consiga de fato levar essas melhorias para quem mais precisa, os usuários do sistema único de saúde”, destaca o gestor.

O prefeito ainda falou da descentralização da saúde para que a população tenha um atendimento rápido e eficaz.

“É necessário se trazer aqui a assistência de saúde para próximo do usuário e novamente nós cobramos isso, a estruturação dos hospitais regionais e o atendimento de urgência, eu posso falar disso com muita categoria porque sou cirurgião vascular, funcionário do hospital de Urgência de Teresina, o HUT, então é o nosso dia a dia e nós sabemos que tempo é vida na urgência”, frisa Dr. Segundo que elogiou o trabalho realizado pela secretária municipal de saúde Analice Pinto para a realização do evento e pela condução da saúde município.

Ele também agradeceu a presença do colega prefeito de Barra D`Alcântara, Mardônio Soares que participou do encerramento do evento. Esta é a 102ª reunião ordinária da CIR, realizada mensalmente no intuito de discutir e buscar soluções e melhorias para saúde do Vale do Sambito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário