Após cassação, filho de pastor tomará posse na vaga de Gabriel Monteiro no RJ - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2022

Após cassação, filho de pastor tomará posse na vaga de Gabriel Monteiro no RJ

 Foto: Renan Olaz/CMRJ

Matheus Gabriel Silva, conhecido como Matheus Floriano (PSD), 37, tomará posse nesta terça-feira (23) como vereador do Rio de Janeiro na vaga de Gabriel Monteiro (PL), que teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar na última quinta-feira (18).

Funcionário comissionado no governo estadual, Floriano usa o sobrenome do pai, Francisco Floriano, ex-deputado federal e candidato ao mesmo cargo pela União Brasil. O pai do novo vereador é pastor da igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago.

A cassação do mandato Monteiro, ex-policial militar e youtuber eleito em 2020, ocorreu após ele ser investigado sob suspeita de praticar sexo com uma adolescente e de forjar vídeos para seu canal no YouTube. Em junho, foi denunciado por suspeita de assédio e importunação sexual contra uma ex-assessora de seu gabinete.

Antes de assumir a cadeira de Monteiro, Matheus Floriano estava empregado na Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. A convocação do novo vereador foi oficializada na edição desta segunda (22) do Diário Oficial da Câmara.

Com 7.086 votos nas eleições de 2020, Floriano era o segundo suplente do PSD, partido pelo qual Monteiro se elegeu antes de migrar para o PL.
Esta é a segunda passagem de Floriano pela Câmara. Ele já havia assumido como vereador entre 2019 e 2020.

Monteiro teve o mandato cassado por 48 votos a 2, um do próprio ex-vereador e outro de Chagas Bola (União). Carlos Bolsonaro (Republicanos) não votou porque está de licença.

O Conselho de Ética da Câmara destacou três pontes no relatório de cassação: o vazamento de cenas de sexo com uma adolescente de 15 anos; a ameaça contra um homem em situação de rua; e a manipulação de vídeos para expor uma criança em situação de vulnerabilidade.

Trechos não editados de vídeos do canal de Monteiro mostravam manipulações feitas pela equipe do ex-vereador.

Em um deles, funcionários oferecem dinheiro a um homem para que ele aceite furtar a bolsa de uma mulher e o ameaçam durante a cena.

Em outro, o agora ex-vereador orienta uma criança para ela dizer que passaria fome, caso o ex-vereador não oferecesse refeição.

O caso do vazamento de um vídeo em que Monteiro mantém relações sexuais com uma menor de 15 anos foi alvo do processo de cassação e de investigação na 42ª DP (Recreio).

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil não respondeu sobre o andamento do inquérito. Sobre o vazamento do vídeo, a defesa do ex-vereador, em nota, afirmou que a adolescente disse que tinha 18 anos.

O ex-vereador também é réu na Justiça por importunar e assediar sexualmente a ex-assessora Luiza Caroline Bezerra Batista, em denúncia feita pelo Ministério Público do Rio.

Em depoimento ao Conselho de Ética, a ex-funcionária afirmou que era alvo de assédios de Monteiro, que a obrigava a manter contatos íntimos. A defesa de Monteiro diz que as afirmações de Luiza são fantasiosas.

Monteiro continua candidato a deputado federal. Isso acontece porque o registro de candidatura foi feito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes da perda do mandato.

"A cassação não gera efeito automático. A inelegibilidade tem que ser reconhecida pela Justiça Eleitoral. Ele havia pedido o registro de candidato antes de ser cassado. A Justiça Eleitoral vai continuar examinando o registro", diz Silvana Batini, professora de Direito Eleitoral da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Batini afirma que há risco de que os votos de Monteiro sejam anulados. "Se o TSE julgá-lo inelegível, os votos dele são jogados fora e não irão nem para ele nem para o partido", diz a professora, que avalia como "clara e evidente" a inelegibilidade do ex-vereador.

A reportagem procurou o diretório do PL no Rio e o presidente estadual do partido, o deputado federal Altineu Côrtes, mas eles não se manifestaram.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário