Bancários protestam contra assédio moral em agências de Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de ago. de 2022

Bancários protestam contra assédio moral em agências de Teresina

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Sindicato dos Bancários do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira (19) um protesto contra casos de assédio moral e sexual nas agências de Teresina. Os servidores iniciaram o ato na  Caixa Econômica da Praça Rio Branco e seguiram em passeata até o Banco do Brasil, na rua Álvaro Mendes, passando por outras agências do Centro durante o trajeto. 

“Estamos nessa manifestação a nível nacional, nós estamos em mesa de negociação, estamos na data do nosso dissídio, agregado a essa pauta nós temos também uma questão que está acontecendo com muita frequência dentro dos bancos que é o assédio moral e sexual”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários, Odaly Medeiros. 

Segundo o vice-presidente do sindicato, Gilberto Machado, a categoria segue repudiando o assédio moral e sexual dentro dos bancos e destaca que o caso com o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães foi um retrocesso. 

“A gente fez uma manifestação nas portas das agências da Caixa, nós demonstramos isso que estava acontecendo na Caixa e muitas vezes a população não sabe, os clientes não sabem o que está acontecendo com os bancários, uma violência extrema contra as mulheres e a categoria não aceita mais o assédio moral e muito menos o assédio sexual, foi um retrocesso na diretoria da Presidência da Caixa esse tipo de comportamento”, ressaltou Gilberto Machado. 

Sobre as condições de trabalho, o vice-presidente do sindicato explica que a categoria já entregou as reivindicações do seu acordo anual, mas até o momento não houve avanços nas negociações com os bancos. 

“Nosso acordo anual foi entregue no mês de julho, as negociações estão ocorrendo em mesa única, mas até então os banqueiros não avançaram nas propostas. Nós estamos pedindo o INPC mais 5% de reajuste salarial, manutenção do pagamento de PLR, ticket alimentação e até agora os banqueiros não avançaram 

Gilberto Machado reforço ainda que o ato é importante como forma de pressionar os banqueiros para que as demandas da categoria sejam discutidas e como de forma de evitar uma possível greve dos servidores 

“É importante a mobilização da nossa categoria no sentindo que a gente avance para que a gente não deflagre uma greve porque a categoria bancária nunca desejou greve, é uma ferramenta que a gente utiliza em última instância”, acrescenta. 

Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários, o ato que é nacional, também foi realizado em agências do interior do Piauí. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Manifestações 

Os servidores da Caixa Econômica Federal no Piauí também realizaram uma manifestação de protesto em frente à agência localizada na Avenida Dom Severino, na zona leste de Teresina, no dia 20 de julho

Com faixas que lembram que assédio sexual e moral é crime, os economiários convocavam os colegas a denunciar qualquer forma de abuso. O sindicato dos bancários distribuiu panfletos com orientações sobre prevenção e enfrentamento ao assédio.

Recentemente, Pedro Guimarães foi demitido da presidência do banco após a divulgação de denúncias de assédio sexual e moral. Outros dirigentes da Caixa também foram afastados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário