Dia Nacional de Combate ao Fumo: FMS oferece tratamento gratuito em unidades de saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de ago. de 2022

Dia Nacional de Combate ao Fumo: FMS oferece tratamento gratuito em unidades de saúde

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Hospital Municipal da Criança 

Nesta segunda-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolve um programa gratuito para quem deseja parar de fumar. 

De acordo com a FMS, as atividades ocorrem no setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí e na manhã de hoje, as equipes realizaram o lançamento do programa em mais um local, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Monte Verde, na zona Norte, com uma sessão de acolhimento dos pacientes no Polo de Academia e Saúde da UBS.  

Ainda segundo a Fundação, o tratamento dura cerca de um ano e é desenvolvido por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A Coordenadora da Regional Norte da FMS, Gardene Lacerda, explica sobre o funcionamento do programa.

“Durante um mês será com encontros uma vez por semana às quintas-feiras e depois desse período a cada 15 dias. O tratamento tem terapia comportamental e medicamentos, sendo que a partir de outubro deste ano até novembro de 2023 será desenvolvido com encontros mensais para darmos continuidade a parte de manutenção do tratamento”, informa.

No Serviço Social do Hospital da Criança, no Parque Piauí, o programa existe desde 2010 com taxa de cessação do tabagismo que varia entre 50 a 60%. Mais de 600 pessoas já participaram do programa, já foram formados mais de 60 grupos de tratamento que contam com uma média de 10 pessoas em cada grupo.

A coordenadora do programa no Parque Piauí, Alba Valéria Batista, informa que atualmente tem três grupos em acompanhamento e serão iniciados dois grupos dia 8 de setembro próximo. “O tratamento concilia terapia em grupo e uso de medicamentos”, ressalta.

Atendimento do programa no Parque Piauí

Os interessados em ingressar no tratamento devem procurar a sala do serviço social do Hospital Municipal da Criança, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Podem fazer contato por telefone pelos números 3220-4747 ou 3220-5939.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras nos turnos da manhã de 8h às 10h e a tarde de 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário