Piauí deve retomar as cirurgias de transplante renal dentro de 10 dias - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de ago. de 2022

Piauí deve retomar as cirurgias de transplante renal dentro de 10 dias

 O Hospital Getúlio Vargas Deve receber até o final da próxima semana o medicamento Simulect, necessário para a realização de transplante de rim. O medicamento está em falta há três meses por causa de uma dívida entre a Fepiserh – Fundação  Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares – e a empresa fornecedora. Só depois de uma audiência realizada no Ministério Público do Estado, na  semana passada, foi possível resolver o problema.



O HGV deve receber 48 frascos do medicamento, suficiente para a realização de 24 transplantes. No ano passado, o hospital chegou a realizar 38 transplantes renais. Este ano, foram realizados apenas 12 até o momento, justamente por causa da falta do Simulect.

O diretor do HGV, médico Osvaldo Mendes Filho, disse que o hospital está com toda a estrutura pronta para realizar esse tipo de cirurgia. A equipe de capação de órgãos é formada por 7 enfermeiros e 3 médicos de plantão permanente.

Atualmente, há uma fila de pelo menos 260 pacientes à espera de um transplante renal. A espera, muitas vezes, se dá em função da dificuldade em encontrar um doador compatível. Quando a doação é” intervivo”, ou seja, de um parente próximo, como irmão, não há a necessidade do uso do medicamento. Mas quando o doador é uma pessoa já falecida, o medicamento é indispensável.

Com a chegada dos 48 frascos adquiridos agora, o diretor do HGV espera retomar a realização das cirurgias tão aguardadas pelos pacientes renais que dependem hoje das sessões de hemodiálise para continuarem vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário