Varíola dos macacos: Piauí tem 15 casos suspeitos em investigação; cidades! - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de ago. de 2022

Varíola dos macacos: Piauí tem 15 casos suspeitos em investigação; cidades!



O Piauí tem 15 casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) em investigação até o momento. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (08) pela Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Amélia Costa, que destacou que 20 casos da doença já foram notificados no Estado.

Entre as notificações, 4 já foram descartados pela secretaria e 1 foi confirmado na última quinta-feira (04), no município de Batalha. A Coordenadora de Epidemiologia afirmou ainda que os casos estão concentrados na região Norte do Piauí e é preciso que as vigilâncias municipais fiquem em alerta.

Varíola dos macacos: Piauí tem que 15 casos suspeitos em investigação (Foto: Reprodução)

“Então a gente observa que são 3 casos (suspeitos) em Parnaíba, 5 casos em Teresina, mas também temos casos em Esperantina, União, Cocal, Itaureira, Barras, Batalha. A gente observa que são municípios mais centrados na região Norte do Estado. Então é preciso que fiquem em alerta as vigilâncias por que a gente tem que fazer uma investigação muito criteriosa em relação a diagnosticar uma suspeita de monkeypox”, pontuou.


A varíola dos macacos está associada à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea. A doença causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

“Além do diagnóstico clínico, tem que fazer uma indicação laboratorial. Os casos só podem ser encerrados até o momento com o diagnóstico laboratorial”, completa. Entre os 15 casos suspeitos, Amélia Costa destaca que há duas internações, sendo uma em Parnaíba e outra em Teresina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário