Antenas serão instaladas para conexão do 5G em Teresina ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de set. de 2022

Antenas serão instaladas para conexão do 5G em Teresina ASSISTA

 Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Apta para receber o sinal 5G, Teresina deve receber nos próximos dias antenas que permitem a conexão com a nova teconoliga que é até 100 vezes mais rápida. O secretário municipal de Governo, André Lopes, explica que o município já regulamentou a parte de ocupação urbana e a instalação depende agora das empresas de telefonia. 

"Vamos ter uma série de antenas sendo instaladas por toda a cidade, seja no topo dos prédios, nos postes. Essa regulamentação sobre os critérios, sobre os parâmetros de instalação das antenas coube ao municípío fazer. A gente teve até o mês de junho, só que nos antecipamos ao cronograma previsto pela Anatel. A prefeitura enviou projeto para a Câmara Municipal, que foi aprovado, e regulamentou a instalação do 5G. Ainda no fim de março, a lei já tinha sido sancionada. O processo de instalação depende das operadoras de telefonia, de acordo com o cronograma da Anatel", explica o secretário acrescentando que a parte técnica e de concessão é realizada pelo Governo Federal.

Para acessar a conexão, o usuário deve estar na área de cobertura e ter um aparelho compatível. 

CIDADE INTELIGENTE

André Lopes adianta que, ao longo do próximo ano, Teresina deve passar por mudanças que impactam a vida da população e serão viáveis através da nova tecnologia. Ele diz que a meta é tornar a Capital do Piauí, a cidade mais inteligente do Nordeste. 

"Está sendo desenvolvido, por nós da prefeitura em convênio com o contrato que existe hoje de iluminação, um projeto para que a gente tenha mais câmeras espalhadas pela cidade e que essas câmeras, através da comunicação 5G, possam se integrar com os sinais de trânsito", adianta o secretário. 

Ele explica como, na prática, as câmeras serão integradas ao sinais de trânsito.

"Durante a noite, por exemplo, os sinais não conseguem detectar se a via está sendo transitada ou não. Às vezes acontece de você está vindo numa via completamente vazia, mas tem que parar porque o sinal está vermelho. Com essa tecnologia vai ser possível que o sinal, a partir da câmera, identifique que a rua está vazia e abra para que você possa transitar durante a noite", explica Lopes.

O secretário frisa que o 5G permite uma comunicação mais rápida entre os dispostivos e que é possível uma série de aplicações no nível de cidades inteligentes. 

"Você comunicar os sinais de trânsito de maneira mais rápida, integrar o transporte coletivo permitindo que o ônibus tenha ciência de onde o outro está e possa sincronizar os horários de passagens, os sinais podem sincronizar também  se vão abrir juntos e formar aquela onda verde", elenca o secretário André Lopes. 

 

Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário