Piauí terá a maior usina solar flutuante do Brasil - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de set. de 2022

Piauí terá a maior usina solar flutuante do Brasil

 Crédito: EDP Renováveis.

O reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, localizado no município de Guadalupe (351 km de Teresina) será palco da maior usina solar flutuante do Brasil. O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, aprovado em uma chamada pública da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), será coordenado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Ceará. As primeiras atividades tiveram início neste mês de agosto e devem prosseguir até 2025. Ao final do primeiro ano a usina, cuja potência é de 1,5 MW, já deve entrar em operação com aproximadamente 4 mil placas de energia solar flutuando no leito do Rio Parnaíba. Será, literalmente um divisor de águas para a história da energia elétrica do nosso estado.

Serão realizadas análises da qualidade e da eficiência da geração da energia em comparação com as usinas em solo. Também serão comparados com os resultados de outro empreendimento flutuante da chesf localizado em Sobradinho. Condições não ideais de operação também serão estudadas. Durante a etapa de construção da usina, a estrutura dos flutuadores requer atenção especial. Serão instaladas placas de energia solar de diferentes configurações. Um programa de manutenção, o qual conta com treinamentos e inspeções com drone integrado com câmera térmica, também está previsto para ser executado.

A energia gerada pela usina solar flutuante será complementar à energia já gerada pela hidrelétrica. Um dos aspectos positivos é que além de não ser necessária a ocupação do solo (o que muitas vezes implica em degradação do mesmo) a evapotranspiração do reservatório será reduzida. Adicionalmente, o projeto tem também caráter social, econômico, ambiental, tecnológico e turístico. A fase atual conta com estudos de impacto ambiental, de limnologia e batimetria do reservatório. Depois da chegada da energia elétrica e da instalação de parques eólicos e solares, a usina solar flutuante da de Boa Esperança deve ser o marco histórico mais importante do Piauí no que se refere à energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário