Teresina já registrou mais de 10 mil casos e 9 mortes por dengue em 2022, diz FMS - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de set. de 2022

Teresina já registrou mais de 10 mil casos e 9 mortes por dengue em 2022, diz FMS

 Foto: Fiocruz

A cidade de Teresina segue com uma redução de 50% nos casos de dengue, segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na última sexta-feira (9).

Até o dia 8 de setembro já foram 10.627 casos confirmados, com 9 mortes e 3 ainda estão sendo investigados. Em relação aos casos notificados, já são 12.157 mil.

Em 2022 a cidade de Teresina, e o estado do Piauí, enfrentaram um aumento expressivo da doença. Em julho a cidade chegou a ter 708 casos confirmados em apenas sete dias. No último boletim, de 2 de setembro, a cidade estava com 10.255 casos, e no atual boletim, de 9 de setembro, já são 10.627, ou seja, um aumento de 372 casos.

Já no caso da chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito da Aedes aegypti, a cidade já tem 1.675 casos confirmados, com 2.174 notificados, com três mortes e duas em investigação.

Em relação ao zika vírus, são 10 casos confirmados com 118 notificações, e não foram registradas mortes pela doença.
 

Cuidados

Atente-se aos vasos de plantas

  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

Nenhum comentário:

Postar um comentário