TRE-PI convoca juízes e servidores para reunião sobre auditoria em urnas eletrônicas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de set. de 2022

TRE-PI convoca juízes e servidores para reunião sobre auditoria em urnas eletrônicas

 Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) convocou uma reunião com juízes e servidores do órgão para tratar sobre a segurança das eleições. O encontro vai acontecer ao longo da quinta-feira (15) de forma virtual. Entre os assuntos pautados pela presidência estão a auditoria nas urnas eletrônicas que serão usadas no dia 02 de outubro deste ano.

O tema será discutido às 10h20 pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022, que é presidida pela juiza Lucicleide Pereira Belo.

Na terça-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou um projeto-piloto para usar a biometria e participação de eleitores voluntários em um teste de integridade.

O número de urnas a serem testadas representa entre 5% e 10% dos 640 equipamentos distribuídos pelo país e que já passariam por exame padrão de análise no dia da votação. 

A diferença é que no teste tradicional, as urnas pré-sorteadas eram levadas para uma simulação de votação nos Tribunais Regionais Eleitorais. 

Já no projeto piloto, a pedido dos militares, a simulação de votação para testar a urna será feita na própria seção de votação com o apoio a participação de eleitores convidados para acionarem o sistema de biometria. 

A partir do acionamento, a urna é ativada, mas o voto simulado não será necessariamente feito pelo eleitor. Pode ficará a cargo de servidores da justiça eleitoral.

Entre os outros temas debatidos na reunião no TRE-PI estão a comprovação da arrecadação de recursos e da realização dos gastos de campanha eleitoral 2022, a propaganda eleitoral e poder de polícia, além da segurança do sistema eletrônico de votação.

Segundo informações divulgadas pelo TRE-PI,  a reunião faz parte do planejamento de atividades da Justiça Eleitoral do Piauí voltadas para o pleito de 2 de outubro do corrente ano, e tem como objetivo, atualizar  os magistrados sobre os temas em pauta no cenário eleitoral. 

Paula Sampaio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário