Vacinas contra covid vencem em Picos por falta de público; secretária faz alerta - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de set. de 2022

Vacinas contra covid vencem em Picos por falta de público; secretária faz alerta

 Foto: Ascom Prefeitura de Picos

Parte de um lote com 30 mil vacinas contra a Covid-19 venceram no Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o imunizante era sobra de outro estado e tinha um prazo de validade reduzido. Uma das cidades afetadas foi Picos onde as doses se perderam devido à baixa procura.

"Quando foi confirmado que as doses poderiam ser aplicadas em crianças a partir dos três anos, a expectativa foi grande. Mas houve a demora no envio das doses, os casos de Covid-19 também diminuíram e a população também não procurou. Isso resultou em algumas perdas, mesmo a gente tendo intensificado a vacinação em dias seguidos para dar oportunidade aos pais", explica Tatiane Gil, secretária municipal de Saúde em Picos. 

Com a perda, o município está sem doses de Coronavac destinada para crianças a partir de 3 anos. Tatiane Gil diz que aguarda a chegada de novas doses para intensificar novamente a campanha. 

"Vamos aguardar uma nova remessa para fazer um cronograma. A partir disso, vamos fazer parcerias com as escolas para divulgar ainda mais essa vacinação. As pessoas precisam saber da importância de se completar o esquema vacinal para que essa doença não volte. Os adultos também precisar fazer a dose de reforço", alerta a secretária. O número de doses recebidas e aplicadas no município não foi divulgada.

O lote com o prazo de validade reduzido chegou ao Piauí no dia 22 de agosto. Para evitar o máximo de perdas, a Sesapi informou, por meio de nota, que as doses foram encaminhadas para os municípios mais populosos, que teriam a capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante. O órgão garante que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

 

VEJA A NOTA DA SESAPI 

Um lote de 30 mil vacinas, remanejadas de outro estado e encaminhadas ao Piauí, pelo Ministério da Saúde, no mês de agosto, tinha validade até o dia 31 do mês passado. 

Dessa forma, em comum acordo com o Cosems, a Coordenação de Imunização, fez a distribuição apenas para os municípios mais populosos, que tinham capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante. 

A Sesapi informa que as secretarias municipais tinham ciência da data de validade das vacinas e foram orientados a utilizar as doses apenas dentro do prazo determinado. 

A Sesapi reitera que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas.

A Coordenação de Imunização está fazendo o levantamento das doses não utilizadas. Todas as vacinas vencidas serão recolhidas e devolvidas para o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário