Calor pode ter causado eclosão de ovos em cartela, diz veterinário - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de out. de 2022

Calor pode ter causado eclosão de ovos em cartela, diz veterinário

 Foto: Fábio Gomes

O médico veterinário Daniel Albuquerque atribui ao calor a eclosão dos ovos de codorna em uma prateleira de um mercado na cidade de Campo Maior, distante 84 km de Teresina. O veterinário conversou com o Cidadeverde.com e afirmou que sem o vídeo seria difícil acreditar na história. 

“Um fato inusitado. Vários fatores concorrem para a gente ter uma incubação bem feita e mesmo assim as vezes não conseguimos. Neste caso em questão, o que deve ter desencadeado a eclosão foi realmente a temperatura. Estamos passando agora pelo B-R-O Bró, período em que a temperatura se eleva”, ressaltou o veterinário. 

Albuquerque questionou ainda o fato dos ovos terem sido fecundados. Uma vez que, segundo o  veterinário, ovos comerciais são produzidos por fêmeas que ficam em espaço separado de machos. 

“Esse é o primeiro fato inusitado. Um ovo comercial que o proprietário manteve o macho com a fêmea. Isso é muito raro. Foi uma série de fatores que aconteceram para possibilitar esse fato”, analisou o veterinário. 

Foto: Nataniel Lima / Cidadeverde.com 

 

Relembre 

nascimento de pintos de codorna em uma cartela de ovos na prateleira de um comércio no Piauí viralizou nas redes sociais. O Cidadeverde.com confirmou a veracidade da história que ocorreu no bairro Pousada do Sol, na cidade de Campo Maior, a 84 km de Teresina. 

"Era por volta das 16h quando eu e um funcionário escutamos os piados. Aqui vendemos ovos de galinha e de codorna e fomos na prateleira olhar. Identificamos de onde vinha o barulho e ao abrir a cartela nasceram quatro codorninhas. Elas estavam lá dentro imprensadas e ao abrir foram saindo", conta Fábio Gomes, gerente do mercadinho, que registrou o nascimento dos pintos. 

O caso ocorreu em setembro deste ano. Fábio Gomes conta que os ovos ainda estavam dentro do prazo de validade e diz que até agora guarda a cartela com os 26 ovos restantes.

“Das quatro codornas, duas morreram no mesmo dia, as que pareciam mais frágeis. As outras duas mais espertas morreram um dia depois”, completou o gerente. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário