Metade das ambulâncias de suporte básico do Samu de Teresina estão quebradas, diz CRM - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de out. de 2022

Metade das ambulâncias de suporte básico do Samu de Teresina estão quebradas, diz CRM

 Fotos: CRM

Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) constatou que metade da frota de ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Teresina, o Samu, estão quebradas. Teresina possui oito viaturas desse modelo, mas só quatro estão em funcionamento.

A vistoria foi realizada na tarde de quinta-feira (13) pelo departamento de fiscalização do Conselho. Foi constatado ainda que, das quatro motolâncias, apenas duas estavam em funcionamento no momento da vistoria. A fiscalização foi feita pelo médico fiscal Juarez Holanda. 

“Na semana passada, por exemplo, das oito USBS (unidades de suporte básico) chegou a acontecer de apenas duas funcionarem, e das três viaturas avançadas apenas uma em circulação”, disse Juarez sobre relatos das equipes do SAMU.

De acordo com o CRM, as ambulâncias apresentam quebras frequentes deixando a frota circulante extremamente variável. Das três unidades de ambulâncias avançadas, apenas duas estavam funcionando. A terceira estava na oficina mecânica.

Funcionários dormindo no chão

O CRM constatou ainda que, como é feito remanejamento de equipes das bases descentralizadas para a sede do Samu, o local fica cheio e muitas vezes funcionários são obrigados a dormir no chão. As bases ficam nos bairros para diminuir tempo resposta.

“Ocorre que a sede do serviço fica com pessoas demais para um pequeno espaço físico de forma que, às vezes, há funcionários que dormem no chão”, diz o CRM.

O órgão pediu a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) que regularize a situação das ambulâncias.

“A redução da frota do SAMU prejudica os atendimentos de urgências, com o tempo maior de espera da população por atendimentos, de forma que a fila de espera aumenta e coloca em risco a vida das pessoas que precisam do serviço”, informou o Conselho.

Quanto aos equipamentos, como monitor, oxímetro, ventilador portátil e medicamentos, o CRM não constatou irregularidades.

Ainda de acordo com o CRM, o Samu e a FMS serão notificados por meio de relatório com as irregularidades. As falhas também serão levadas ao Ministério Público Estadual (MPE).

FMS se pronuncia

A FMS e o Samu informaram ao Cidadeverde.com que ainda não foram notificados sobre a fiscalização realizada pelo CRM-PI. Em nota, a FMS disse que aguarda a chegada de duas novas ambulâncias.

A coordenação do Samu informa que não recebeu nenhuma notificação. As ambulâncias recebem manutenção diariamente de acordo com as necessidades. Sobre a renovação da frota a responsabilidade é do Ministério da Saúde e do Município. A FMS já comprou duas novas ambulâncias e está aguardando o recebimento, também comprou novas motolâncias e existe processo de licitação em finalização para a compra de novos veículos com recursos da Prefeitura de Teresina. O Ministério da Saúde também tem previsão de renovação da frota, em 2022.

Hérlon Moraes (Com informações do CRM)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário