Ministério espera receber vacina contra Covid para bebês na semana que vem - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de out. de 2022

Ministério espera receber vacina contra Covid para bebês na semana que vem

 Foto: Freepik

 

O Ministério da Saúde disse que a vacina da Pfizer liberada para crianças de seis meses a quatro anos deve chegar ao Brasil na semana que vem. Na última quinta (13), a pasta indicou o uso do imunizante apenas para crianças com comorbidades.

"Nós estamos nas tratativas finais com relação à chegada das vacinas e a expectativa é que elas já estejam no país em meados da próxima semana, na quarta-feira. Esse foi último dado que recebemos da própria empresa", afirmou o secretário-executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, sem detalhar o número de doses.

"Estamos elaborando a nota técnica, que deve sair por essa semana. Obviamente, é uma vacina com posologia diferente de todas as vacinas que nós utilizamos. É mais uma vacina para o nosso complexo calendário vacinal. É uma vacina de três doses: a d1, com 30 dias a d2. Depois, com 60 dias, a d3", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

"[É] da Pfizer, que tem só uma tampinha de cor diferente. Então a gente precisa ter reuniões com os coordenadores estaduais e municipais de imunização para darmos treinamentos e mitigarmos possíveis erros vacinais assim que essas vacinas chegarem em solo brasileiro", complementou Medeiros.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que "tudo isso tem que ser feito com responsabilidade". A vacinação contra a Covid-19 das crianças de três e quatro anos já é feita hoje com a Coronavac.

O ministro também afirmou que vai conversar com o presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina) sobre a resolução que tornou ainda mais restritiva a indicação do canabidiol (CBD) para uso medicinal. A norma foi publicada na última sexta (14). Queiroga disse que é preciso chegar a um "denominador comum".

"Eu ainda não li essa resolução, mas já me chegaram reclamações devido à indicação desses princípios ativos para além do que está posto nessa resolução. Vou conversar com o presidente do CFM, Hiran Gallo, para me inteirar melhor desses aspectos. Naturalmente, o CFM deve ter feito o devido impacto regulatório dessa medida. E vamos chegar a um denominador comum", afirmou.

"As pessoas não podem ficar prejudicadas. No Brasil hoje, a judicialização da saúde é algo muito presente, muito marcante. Então, se não tivermos normas que sejam muito apropriadas, acaba-se judicializando. E, mesmo com a melhor das intenções, você acaba pervertendo, distorcendo, a aplicação de políticas públicas eficientes", complementou.

As declarações foram dadas durante cerimônia no ministério em celebração ao Dia Nacional da Vacinação. Antes do evento, Queiroga deu a vacina de gotinha a uma criança que ainda não tinha se vacinado contra a poliomielite. Um ponto de vacinação foi montado na porta do ministério durante a manhã desta segunda.

A meta é vacinar 95% do público-alvo contra a poliomielite, cerca de 11,5 milhões de crianças. Até esta segunda, mesmo com a prorrogação da campanha, 65,5% das crianças tinham sido vacinadas, o que corresponde a quase 7,6 milhões. Apenas a Paraíba atingiu a meta, com 95,09% das crianças imunizadas.

Neste ano, a campanha foi encerrada no dia 30 de setembro com 54% do público-alvo vacinado. Mesmo assim, as vacinas do calendário nacional continuam disponíveis nos postos de saúde. Segundo o ministério, a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças menores de 1 ano não é atingida desde 2017.

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) recomenda a vacinação contra a pólio de crianças a partir de dois meses até menores de cinco anos de idade. Elas devem tomar três doses da vacina injetável -a chamada VIP (vacina inativada contra poliomielite)- aos dois, quatro e seis meses, e a vacina de gotinha -a VOP (vacina oral contra poliomielite)- aos 15 meses e aos quatro anos.

"A receita para que não tenhamos mais essas doenças nós já temos. Já sabemos o que devemos fazer, vacinar a nossa população. Desde o dia 7 de agosto, nós temos feito um apelo para todas as crianças brasileiras", disse Queiroga.

"Por outro lado, apesar de todos esses esforços, nós vivemos um problema mundial, a queda das coberturas vacinais. Isso acontece em todo o mundo, não só no Brasil. Em parte, isso se deve às pessoas não se lembrarem o que significa a poliomielite."

Em tom de campanha, o ministro também saiu em defesa do governo Bolsonaro sobre a condução da pandemia de coronavírus e criticou gestões anteriores. Assim como tem feito em outros eventos da pasta, Queiroga afirmou que o governo é a favor da vida e contra o aborto.

A poliomielite foi erradicada do país em 1994, mas a baixa cobertura vacinal e o crescimento de movimentos antivacina preocupam autoridades e especialistas. A doença, também chamada de paralisia infantil, provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos. Em alguns casos, pode ser fatal.

 

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário