Mostra de Cultura de Oeiras homenageia Gracinha da Panelada - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de out. de 2022

Mostra de Cultura de Oeiras homenageia Gracinha da Panelada

 

Realizada nos dias 19 e 20 de outubro, a 1ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras homenageou cozinheira Gracinha da Panelada, patrimônio vivo da cidade. O evento contou com uma vasta programação, contemplando manifestações e artistas da cultura popular oeirense. “Estou me sentindo muito feliz com essa homenagem”, resume a homenageada.


A Mostra começou na quarta, com apresentações musicais da cantora Vanúsia Marques e Adenilson e Banda, no Bar da Gracinha. Seguindo a programação, nesta quinta-feira, 20, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, aconteceu a aula show – Cultura Popular: vivências, saberes e fazeres, conduzida pela arquiteta e professora, Layla Cadar, e rodas de conversa com homenageada, o violeiro Afonso Carvalho e Weslley Nunes, do Reisado do Bairro Canela.

Logo depois, no turno da noite, a Mostra promoveu as apresentações do grupo Aliança Capoeira e dos violeiros Seu Dedé e Afonso Carvalho, no patamar da Igreja do Rosário.A Banda 3M e os forrozeiros Erisvaldo Silva e Evando encerraram o evento cultura, no Bar da Gracinha.

“Este evento tem o intuito de valorizar os mestres da cultura popular da nossa região. Neste primeiro ano, a Mostra homenageia a Gracinha da Panelada, símbolo cultural do Bairro Rosário e da cidade de Oeiras”, pontua o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Herberth Vinícius.

A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e a parceria do IFPI/Oeiras e UESPI.

“A 1ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras é também uma forma de exaltarmos o Bairro do Rosário, esse celeiro cultural, de fazedores e fazedoras de cultura, de resistência, que preserva e retroalimenta a identidade cultural do nosso município”, assinala Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura.

Da Redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário