TRE-PI investiga mais de 180 denúncias de propaganda irregular nas eleições - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de out. de 2022

TRE-PI investiga mais de 180 denúncias de propaganda irregular nas eleições

 Foto: Júnior Andrade – IMCOS/TRE-PI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) investiga mais de 180 denúncias de propaganda irregular nas eleições gerais 2022 no estado. O Piauí contabilizou até este sábado (29/10) 187 denúncias por irregularidades na propaganda eleitoral. Os dados estão presentes no aplicativo Pardal e foram computados pelo Cidadeverde.com

Do total de denúncias registradas, 156 dizem respeito ao primeiro turno das eleições 2022; e 31 são referentes ao segundo turno das eleições no Piauí. Todas as denúncias no site dizem respeito à propaganda eleitoral irregular. 

No primeiro turno, a maior parte das denúncias foram registradas em Teresina, onde foram contabilizadas 84 denúncias. Parnaíba aparece em segundo lugar com 25 denúncias por propaganda eleitoral irregular. As denúncias foram registradas em 31 cidades piauienses. 

Já no segundo turno das eleições as denúncias foram registradas em 9 cidades do Piauí. Teresina segue liderando o ranking com 15 denúncias protocoladas e Parnaíba em seguida com quatro. 

Como denunciar 

O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e também problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento da urna eletrônica.

A denúncia pode ser feita através do aplicativo Pardal, disponível no apple store e play store, ou em formulário web nos portais da justiça eleitoral por meio do site pardal.tse.jus.br/pardal-web/ 

Para formalizar a denúncia, o cidadão precisa informar nome, cpf e os elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudio, sendo resguardado ao denunciante a opção pelo sigilo de suas informações. 

As denúncias também podem ser feitas pelo site www.mpt.mp.br, pelo WhatsApp (86) 99544 7488 e ainda de forma presencial nas unidades de Teresina e Picos.

 

Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário