Copa do Mundo: jogos do Brasil alteram comércio e transporte público em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de nov. de 2022

Copa do Mundo: jogos do Brasil alteram comércio e transporte público em Teresina

 Foto: Renato Andrade

O Brasil faz sua estreia na Copa do Mundo no Qatar na quinta-feira (24/11), às 16h. Por conta disso, alguns órgãos municipais, estaduais, bancos e comércio terão horário de funcionamento especial para que os funcionários e servidores possam acompanhar os jogos. 

Prefeitura de Teresina 

O prefeito Dr Pessoa (Republicanos) publicou um decreto autorizando a saída dos servidores da administração municipal 1 hora antes do início dos jogos da seleção brasileira. 

  • 24.11 (quinta-feira)  jogo do Brasil às 16h
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da manhã, será expediente normal neste dia;
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da tarde, o expediente será até às 15h neste dia;
  • 28.11 (segunda-feira) - jogo do Brasil às 13h
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da manhã, o expediente será até às 12h neste dia;
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da tarde, o expediente facultativo neste dia;
  • 02.12 (sexta-feira)-  jogo do Brasil às 16h
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da manhã, será expediente normal neste dia;
    • Para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da tarde, o expediente será até às 15h neste dia;

Os serviços essenciais e de interesse público funcionarão, normalmente, como hospitais, maternidades, Upas, Samu, laboratórios centrais, Caps; além dos serviços prestados pelos agentes municipais de operação e fiscalização de trânsito.

Ônibus 

Os ônibus coletivos em Teresina terão a frota reduzida em 50% durante os jogos da Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. Segundo a Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), durante os jogos a redução na frota acontecerá somente no horário do jogo. Por exemplo, nesta quinta-feira (24), a seleção brasileira joga às 16 horas e por conta disso a redução da frota será entre às 16h e 18h.  

Bancos

Já o horário de funcionamento das agências bancárias durante os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022 será da seguinte forma: se os jogos acontecerem às 12h, os bancos funcionarão das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. 

No entanto, se o jogo estiver programado para acontecer às 13h, os bancos funcionarão das 8h30 às 11h30. E se o jogo acontecer às 16h, os bancos funcionarão das 9h às 14h. 

Comércio

O Sindilojas-PI (Sindicato dos Lojistas do Piauí) informou que nos dias de jogos do Brasil as empresas do comércio funcionarão de acordo com suas conveniências. Se optarem por fechar, os trabalhadores precisarão compensar as horas não trabalhadas. Mas, ficará a critério de cada empresa. 

Funcionamento do Comércio nos jogos do Brasil na copa

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) informa que nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo/2022, as empresas do comércio lojista funcionarão de acordo com as suas conveniências. Caso optem pelo fechamento nesses dias, as horas não trabalhadas poderão ser compensadas, mas necessário se faz a formalização prévia de acordo individual com os seus empregados.

Ministério Público do Trabalho 

O Ministério Público do Trabalho no Piauí funcionará em horário especial nos dias de jogos do Brasil para servidores e estagiários, em todas as Unidades da Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região nos dias de jogos da Copa do Mundo 2022 que tenham a participação da Seleção Brasileira de Futebol. 

O Brasil estreia em campo no dia 24 de novembro, em uma partida agendada para as 16 horas, contra a Sérvia. Nesse dia, o expediente funcionará normalmente das 7 às 14 horas.

Já no dia 28 de novembro, o Brasil enfrentará a Suíça, em uma partida agendada para as 13 horas. Nesse dia, o expediente interno e atendimento ao público externo será das 7 às 12 horas.

No dia 2 de dezembro, último dia de jogo pela fase de classificatórias, o Brasil enfrentará Camarões, em uma partida também agendada para as 16 horas. Neste dia, o expediente do MPT-PI será normal, das 7 às 14 horas.

Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário