Médico João Orlando, ex-presidente da FMS, morre aos 83 anos em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de nov. de 2022

Médico João Orlando, ex-presidente da FMS, morre aos 83 anos em Teresina

 Foto: reprodução Facebook

O médico oftalmologista, João Orlando Ribeiro Gonçalves, morreu aos 83 anos, em Teresina. Ele foi presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e era referência na área, sendo um dos idealizadores do mutirão de catarata no Piauí, que devolveu a visão a centenas de piauienses. 

Cidadeverde.com apurou que, recentemente, João Orlando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e  estava internado há cerca de duas semanas em decorrência de complicações do diabetes. Ele morreu neste domingo (13), em um hospital particular da Capital. O velório será realizado ainda durante a tarde na Pax União, situada na avenida Miguel Rosa. Já o sepultamento está previsto para as 10h, desta segunda-feira (14), no cemitério Recanto da Saudade.

O médico Gilberto Albuquerque, atual presidente da FMS , diz que João Orlando elevou a oftalmologia do Piauí entre as melhores do Brasil. 

"O Dr. João Orlando foi um exemplo de professor de universidade, o homem que elevou a oftalmologia do Piauí entre as melhores do Brasil, foi um exemplo de cidadão. Ele trabalhou com  o instituto dele também em favor do SUS, em benefício da  população mais carente, foi nosso presidente da FMS na inauguração do HUT", disse Gilberto Albuquerque. 

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) emitiu notar de pesar e destacou a trajetória profissional de Orlando Ribeiro.

 

O Rotary Club de Teresina Piçarra também lamentou profundamente o falecimento do professor e médico. 

"Ele era ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1991 a 1993) e pai do oftalmologista Samuel Gonçalves, associado e ex-presidente do Rotary Piçarra. Pai carinhoso e um médico dedicado, Dr. João deixa um legado importante para a medicina no Brasil. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento de luto", diz post do Rotary Club.

 

MAIS SOBRE O MÉDICO JOÃO ORLANDO

João Orlando era natural de Oeiras-PI,  casado e deixa quatro filhos.  Médico oftalmologista , ele se aposentou como professor emérito de  oftalmologia  na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e presidente da Fundação Oftalmológica do Piauí.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, ele fez residência nas universidades federais de Pernambuco e Minas Gerais; doutorado da federal de Minas Gerais, pós-doutorado na Université Pierre X Marie Curie e Faculdade de Medicina Broussais Hôtel – Dieu, em Paris, na França.

Profissionalmente, João Orlando foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV) ; presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) , tendo como maior obra a finalização da construção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário