MPF instaura procedimento para investigar organização de atos antidemocráticos no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de nov. de 2022

MPF instaura procedimento para investigar organização de atos antidemocráticos no Piauí

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento preparatório para investigar a organização de manifestações antidemocráticas no estado, que acontecem desde o resultado do segundo turno das eleições no último dia 30 de outubro. 

De acordo com a informação obtida pelo Cidadeverde.com através do Sistema de Atendimento a Jornalistas (SAJ), o procedimento foi instaurado pela  Procuradoria da República no Piauí mas tramita em sigilo. 

A ação corresponde a uma série de iniciativas do MPF em diversos estados brasileiros para apurar a responsabilidade civil dos eventuais organizadores e financiadores desses atos antidemocráticos, incluindo o cometimento de crimes contra a paz. 

No Piauí, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) bloquearam por 24 horas o trecho da BR-316 que dá acesso à ponte da Tabuleta, entre Teresina e Timon, no Maranhão, logo após a apuração das urnas confirmar a vitória de Lula (PT) no pleito eleitoral. 

Após liberar a rodovia, o grupo montou um acampamento em frente ao 25º Batalhão de Caçadores, no Centro da capital piauiense, onde permanecem mobilizados há 18 dias com bandeiras padronizadas, banheiros químicos e a distribuição de comidas e bebidas.

No Piauí a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda registrou o bloqueio de um trecho da BR-316, em Picos. No local, os apoiadores do candidato derrotado nas eleição presidencial queimaram pneus e bloquearam o trânsito de caminhões. 

Embora reitere o direito democrático de livre manifestação, procuradores regionais dos Direitos do Cidadão (PRDCs) têm observado que os atos iniciados após o segundo turno das eleições possuem caráter antidemocrático, e até mesmo criminoso, de pessoas que buscam a ruptura da ordem constitucional.

Breno Moreno (Com informações do MPF)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário