Agressor está dentro de casa, alerta delegado sobre enfrentamento de violência contra mulher - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de dez. de 2022

Agressor está dentro de casa, alerta delegado sobre enfrentamento de violência contra mulher

 Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O delegado João Marcelo não tem dúvida sobre onde está o principal agressor das mulheres. Para o delegado, o agressor está dentro de casa e é motivado por ciúmes ou negação frente ao fim do relacionamento. A declaração foi dada no workshop “E nós homens, por que nos engajamos no enfrentamento à violência contra a mulher?”, realizado no auditório da ATI, zona Sul de Teresina.

“A luta da violência contra a mulher é uma luta de todos. Nós homens somos seus principais agressores. Então, é importante que a gente se conscientize dessa luta. Como estamos tratando nossas companheiras, mães?”, questionou o delegado.

Segundo a Secretaria de Segurança do Piauí, só de janeiro a setembro de 2022 já foram contabilizados 4.461 ocorrências de todos os tipos de violência nas Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres. Nesse período, foram 21 feminicídios no estado.

O perfil das vítimas, segundo o delegado, são jovens negras com idade entre 20 e 40 anos. Em Teresina, a maioria delas foi morta por arma de fogo, já no interior, a maioria é morta com arma branca.

“Observamos que em Teresina são [homicídios] com arma de fogo e vem crescendo. Diferente do resto do estado. É preciso estar dialogando com as autoridades e discutindo o acesso dessa arma de fogo pelos homens”, analisou o delegado.

Motivação

Ainda segundo o delegado João Marcelo, o número de homicídios contra mulheres vem crescendo nos últimos anos no Piauí. Entretanto, o número de feminicídios vem diminuindo.

“Os companheiros não aceitam o fim do relacionamento e há também a questão do ciúme. Mas sua grande maioria de casos é porque os homens objetificam a mulher. O homem que vê uma mulher como objeto e sua propriedade, que vai muito do machismo estrutural”, destacou o delegado.

Já a coordenadora da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, disse que é preciso ter um olhar diverso e plural na luta contra a violência contra a mulher.

“É um desafio. Não só trabalhar as políticas, mas chegar a essas mulheres para que saiam desse ciclo de violência antes que cheguem a ser mortas”, frisou Zenaide Lustosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário