Amigos e familiares viajam 110 km para doar sangue a adolescente com leucemia em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de dez. de 2022

Amigos e familiares viajam 110 km para doar sangue a adolescente com leucemia em Teresina

 Foto enviada ao Cidadeverde.com

Trinta e uma pessoas embarcaram em São Pedro do Piauí com destino a Teresina na madrugada de sábado (24) e percorreram mais de 110 quilômetros até a capital piauiense. O grupo esteve na cidade para participar da campanha de doação de sangue para uma adolescente com leucemia, que está internada no Hospital São Marcos há nove dias em tratamento.  

Ryanni Suzane Araújo da Silva tem 14 anos e é natural de São Pedro do Piauí. A adolescente está em Teresina acompanhada dos pais, enquanto faz o tratamento contra a doença. Pacientes com leucemia precisam passar constantemente por transfusão de sangue. 

O eletricista Manoel Xavier, de 59 anos, participou da campanha de doação e enfrentou as quase duas horas de viagem de São Pedro do Piauí a Teresina para doar sangue para a adolescente. Ao Cidadeverde.com, ele disse que o ônibus foi cedido pela Prefeitura de São Pedro do Piauí. 

“Nós madrugamos na véspera de Natal e fomos para Teresina fazer essa boa ação. A gente tinha que doar alguma coisa. Resolvemos fazer isso porque é uma ação de boa fé. Fizemos o necessário e a sensação foi libertadora”, destacou Manoel Xavier. 

Segundo o eletricista, das 31 pessoas que vieram a Teresina para realizar a doação, apenas 25 conseguiram doar de fato. Seis pessoas do grupo foram reprovados na triagem e ficaram impossibilitados de doar para a adolescente. 

“Muitos que queriam doar nem puderam ir com a gente para Teresina porque não cabiam no ônibus. Mas, na quarta-feira (28), vai outro grupo para a cidade também para doar sangue para a Ryanni”, acrescentou Manoel Xavier. 

Através das redes sociais, os familiares da adolescente agradeceram a atitude do grupo, que é formado por amigos, conhecidos e familiares de Ryanni. 

“Muito iluminados vocês que madrugaram à espera de um ônibus para ir a Teresina fazer uma boa ação [...], largando até seus afazeres domésticos na véspera de Natal. Não esquecerei nunca cada rostinho de felicidade ao saber que estavam ajudando alguém que estava precisando”, diz mensagem dos familiares da adolescente. 

Doação 

Quem quiser ajudar Ryanni Suzane Araújo da Silva, pode ir até o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) e doar sangue em nome da adolescente. O tipo sanguínio de Ryanni é O+, mas qualquer tipo serve. 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira: 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário