Brasil é líder em incidência de raios no mundo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de dez. de 2022

Brasil é líder em incidência de raios no mundo

 Foto: Agif/Folhapress

As tempestades tropicais já começaram a dar as caras no Piauí. E, com elas, vem o pacote completo: ventos, raios e trovões. Teresina, aliás, é conhecida como Chapada do Corisco, pela quantidade de descargas elétricas que caem na cidade. 

O Brasil, como maior país tropical do planeta, tem o clima mais suscetível para esse tipo de fenômeno e é líder na incidência de raio no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas a cada ano. Em média, 300 brasileiros são atingidos por um raio por ano. O país ocupa ainda a triste colocação de 7° no mundo em números de mortes provocadas por este tipo de evento. Os dados são da equipe técnica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

A probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio no Brasil é de 1 em 25.000, mas essa possibilidade aumenta em até duas vezes e meia se a pessoa estiver desprotegida em uma área descampada durante uma tempestade.

Ainda segundo o INPE, as circunstâncias mais frequentes em que as pessoas recebem esse tipo de descarga elétrica é no campo (33%); dentro de casa próximo à rede elétrica ou hidráulica (21%); em atividades na água ou próximo a rios, praias e piscinas (9%); ou embaixo de árvores (9%).

Além da parada cardiorrespiratória, o raio também causa queimaduras na pele e nos órgãos internos. Portanto, a recomendação em dia de tempestade é, se possível, ficar abrigado em local seguro, sem contato com aparelhos ligados à rede elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário