Coren aprova desinterdição da Maternidade Wall Ferraz após adequações em escalas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de dez. de 2022

Coren aprova desinterdição da Maternidade Wall Ferraz após adequações em escalas

 Foto: Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) decidiu, na tarde desta quinta-feira (12), pela desinterdição dos serviços de enfermagem da Maternidade Wall Ferraz, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. A unidade de saúde havia sofrido intervenção pela inexistência de profissionais durante o turno da noite, aos finais de semana e feriados, no centro cirúrgico, central de Material e esterilização.

Segundo o Coren, durante a 574ª Reunião Ordinária do Plenário, na manhã de hoje, os conselheiros receberam representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar dos ajustes necessários para a desinterdição da unidade. Estiveram presentes a gerente da Atenção Hospitalar, Roberta Berté; a diretora geral da Maternidade Wall Ferraz, Liege Sampaio; e a gerente de enfermagem da maternidade, Maria dos Remédios Pereira. O promotor de Justiça Eny Pontes, representando o Ministério Público do Piauí (MPPI), participou da reunião de maneira remota.

Ainda de acordo com o Coren, a FMS assumiu o compromisso de realizar as adequações necessárias e formalizou um pedido de desinterdição ao Conselho. 

“Reafirmamos nosso compromisso de adequação das irregularidades. Já dispomos de uma escala provisória para o mês de dezembro. A partir de janeiro, essa escala será definitiva. Pedimos ao conselho a desinterdição, uma vez que a principal ilegalidade está solucionada”, solicitou Roberta Berté. 

Após análise do pedido, no fim da reunião, o plenário aprovou a solicitação de desinterdição dos serviços de enfermagem do centro cirúrgico e da central de material e esterilização, e firmará um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a FMS para acompanhar os ajustes e verificar o cumprimento da legislação.

“A documentação apresentada já possibilita o funcionamento do serviço de enfermagem. Vamos continuar acompanhando todo o processo até que as demais irregularidades e ilegalidades sejam totalmente corrigidas. O interesse do Coren é resguardar e proteger os profissionais de enfermagem, que atuam na maternidade, e a sociedade, que depende dos serviços por ela oferecidos”, explicou o presidente do Coren-PI, Enfermeiro Antonio Neto.

A maternidade foi interditada parcialmente na última segunda-feira (12).

Hérlon Moraes (Com informações do Coren)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário