Dezembro começa com pouca chuva e pode atingir cultura da soja no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de dez. de 2022

Dezembro começa com pouca chuva e pode atingir cultura da soja no Piauí



A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de dezembro indica tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média, o que já pode ser sentido em algumas regiões do país como no sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Considerando o prognóstico climático do INMET para o mês de dezembro que está começando e com ele o possível impacto para o início da safra de grãos 2022/2023 em regiões produtoras das mais diferentes, como as áreas do MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo. Isso de certa forma poderá impactar as fases iniciais das culturas na região, como a soja, primeira safra de milho e algodão.




Produção poderá ser afetada com menos chuvas- reprodução canalrural.com.br


Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de retorno gradual das chuvas, e possíveis acumulados dentro ou acima da média em grande parte das regiões, o que será importante para a manutenção do armazenamento de água no solo e para o desenvolvimento das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.




Temperaturas deverão ser acima do que indica a climatologia - Fonte:INMET

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da climatologia (média) na Região Centro-Oeste, além do Tocantins, sul dos estados do Amazonas, Pará e Roraima, centrossul de Minas Gerais, oeste de São Paulo e Paraná, com temperaturas acima de 26ºC.

Já nas áreas de divisa com Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e norte da Bahia as temperaturas poderão atingir os 30ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário