Estudantes resgatam história de Teresina com projeto “Puxando Memórias” - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2022

Estudantes resgatam história de Teresina com projeto “Puxando Memórias”

 Fotos divulgação 

 

Trabalhar um diálogo afetuoso entre jovens e idosos, presente e passado, resgatando histórias e personagens de Teresina são alguns dos objetivos do projeto “Puxando Memórias”, realizado na Unidade Escolar Joel Ribeiro, na zona Norte de Teresina, próximo ao Teatro do Matadouro. 

Hoje (7), na escola foi aberta a exposição fotográfica “Imagens que nos Revelam”, produto do projeto “Puxando Memórias”. 

Segundo o idealizador do projeto, Jairo Araújo, a proposta é de capacitar estudantes sobre técnicas de produção audiovisual (fotografia e filme documentário) usando aparelhos celulares. 

“Queremos estabelecer reflexivos diálogos e relações generosas no convívio entre os jovens e idosos, presente e passado, sensibilizando ao público assistente sobre as intrínsecas relações entre histórias, culturas e meio-ambiente. Pois essas, reitera o mesmo, são condições que instituem vivências e definem identidades de comunidades e povos por todo o mundo”, disse Jairo.

A exposição foi produzida a partir de passeio ao Polo Cerâmico do Poti Velho, região onde moram os estudantes, e em visita ao Museu do Piauí. 

“A visita aos locais e a produção das imagens foram estabelecidas a partir da própria concepção do projeto, que, conduzido pelos preceitos de dialogicidade e educação contextualizada de Paulo Freire, compreende serem as comunidades e cidadãos sujeitos de sua própria história”, disse Jairo  Araújo. 

A estudante Maria Ducarmo destacou a importância do projeto. 

“Foi muito importante para mim, eu aprendi muitas técnicas de audiovisual e conheci mais sobre a cultura tradicional que tem aqui no meu bairro. Eu não sabia que tinha tantas tradições, foi uma experiência maravilhosa para o meu aprendizado”, disse. 

Carla Senna, que junto com Jairo Araújo realizou o projeto, ressaltou que os jovens aprendem a fotografar de forma  técnica e a   produzirem seus documentários.

“Eles produzem a partir de  histórias e memórias dos seus antepassados e da própria comunidade, isso  aproxima os mais jovens das tradições, passando a ter um interesse maior para salvaguardar  essas histórias utilizando o celular”, disse Carla Senna, que também foi instrutora de audiovisual.

O projeto é realizado por Jairo Araújo e Carla Senna, tem o patrocínio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, Grupo Claudino e Associação Bodoque. Conta com o apoio da Unidade Escolar Joel Ribeiro e do Coletivo Coité.

“Nós da escola Joel Ribeiro, sentimos privilegiados de participar desse projeto, estimulando os nossos alunos a trabalharem, eles sendo os protagonistas do conhecimento. O projeto "Puxando Memórias" ajudou os alunos a utilizarem o celular para a produção de documentários, a partir das histórias deles e isso é muito importante”, disse Vânia Costa, coordenadora da escola.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário