Hospital Universitário da UFPI é premiado por ações de eficiência energética - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de dez. de 2022

Hospital Universitário da UFPI é premiado por ações de eficiência energética

 Crédito: Hoan Ng?c

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reconheceu, na última quarta-feira (14/12), sete iniciativas de destaque nos hospitais universitários federais que compõem a Rede. As iniciativas, as quais foram contempladas com o prêmio “iniciatica de valor 2022”, são as que mais reforçaram os valores organizacionais contidos no mapa estratégico da instituição: ética, transparência, humanização, sustentabilidade, valorização de pessoas, trabalho em rede e inovação. 

Hospital Universitário da UFPI venceu o prêmio na categoria sustentabilidade, graças às ações de eficiência energética adotadas na unidade de saúde. Tais ações tiveram início em agosto de 2020 no hospital e viabilizaram a instalação 1650 placas de energia solar de 340 Watts, o que resultou numa economia anual de R$ 450.000,00. As lâmpadas fluorescentes instaladas no hospital foram trocadas por lâmpadas de LED. Foram substituídas 3.539 lâmpadas internas e 96 luminárias na área externa. O projeto, o qual teve um custo de R$ 1,7 milhões, foi financiado pela empresa Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A. 

O investimendo em ações de eficiência energética, além de ter uma componente ambiental também tem uma dimensão econômica. Pelos valores descritos, estima-se que em 3,5 anos têm-se o retorno do investimento inicial. Adicione-se a isso, o fato do sistema de energia solar ter uma vida útil de no mínimo 25 anos. Que as iniciativas do HU-UFPI sirvam de inspiração para outras instituições do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário