Mudança na Lei das Estatais reduz valor das companhias, dizem especialistas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de dez. de 2022

Mudança na Lei das Estatais reduz valor das companhias, dizem especialistas

 Foto: Agência Petrobras 

A Lei de Responsabilidade das Empresas Estatais, sancionada em 2016 e alterada na noite desta terça (13) a toque de caixa pela Câmara, melhorou a gestão das empresas públicas e resultou em mais valor tanto para seus acionistas como para a sociedade brasileira, segundo avaliação de especialistas na área.

Uma flexibilização das regras que restringem a nomeação de políticos para cargos nos conselhos e na diretoria dessas empresas é uma demanda antiga do Legislativo. O tema ganhou força neste ano, unindo aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Lei de Responsabilidade das Estatais (13.303/2016) foi sancionada pelo presidente Michel Temer (MDB), como resposta a uma série de investigações que apontaram uso político das empresas em administrações anteriores. O objetivo era fortalecer a governança das estatais e blindá-las contra ingerência política.

Danilo Gregório, gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), afirma que, se fosse para mudar a legislação, seria para torná-la mais rigorosa, o que dificilmente receberia o apoio dos parlamentares.

Pesquisas do IBGC mostram que as estatais estão aderindo cada vez mais aos dispositivos da lei, mas pesa ainda a falta de fiscalização e de um órgão responsável por punir aqueles que não não cumprem a legislação. Gregório diz que a aplicação das regras não depende só da estatal, mas também das atitudes do acionista controlador.

Ele afirma que o objetivo da lei não é impedir o governo de exercer seu papel de controlador, mas evitar a indicação de pessoas mais interessadas nas questões partidárias do que na qualidade dos produtos ou serviços entregues pela estatal.

"Uma empresa bem governada tende a gerar resultados melhores para todos. Não só para o acionista. Os colaboradores vão trabalhar em condições melhores, e os usuários e clientes vão receber melhores entregas em função de uma boa governança", afirma.

Sylvio Coelho, que coordenou a elaboração da legislação no Senado em 2016, atuando no gabinete do relator da matéria, senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE), diz que a legislação segue as melhores práticas internacionais e as recomendações da OCDE.

Ele diz que há no Legislativo uma série de propostas que buscam reduzir as exigências de acesso aos cargos de gestão.

"Elevamos o nível de exigência a padrões internacionais, e o Congresso aprovou. Na sequência foram sendo apresentados projetos de lei no sentido de reduzir drasticamente essas exigências", afirma Coelho.

Para ele, a legislação ainda é nova e é necessário que seja dado mais tempo para que as estatais possam implementar seus dispositivos, mas já é possível ver resultados notórios em termos de eficiência, eficácia e efetividade da lei.

Além da melhora na gestão e nos resultados das empresas, ele destaca o ganho de valor. "É só verificar o que aconteceu com as ações da Petrobras nesses dias. O mercado reage em função da possibilidade de redução da qualidade da governança."

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimento, também destaca a receptividade positiva do mercado à legislação e a reação negativa às tentativas de mudá-la.

"A lei foi importante para proteger os acionistas nos últimos anos. Houve excesso de interferência política em empresas estatais, a Petrobras ficou sem publicar balanço porque nenhuma auditoria externa queria assinar, e isso puxou uma reação do Congresso", afirma o economista.

Ele afirma que o futuro governo busca retomar algumas práticas e que essas tentativas de voltar ao passado provocam a reação dos investidores. "Pode ser que tenha políticos competentes que funcionem como gestores dessas empresas, mas a gente fica desconfiado."

Em junho deste ano, membros do centrão defenderam alterar a lei para facilitar trocas no comando da Petrobras.

Na época, a possibilidade de flexibilização teve o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

Uma eventual flexibilização da Lei das Estatais poderia colocar em xeque a ambição do Brasil de ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Em relatório publicado no fim de 2020, o grupo de países ricos reconheceu que os conselhos das estatais se tornaram mais independentes de interferências em função da Lei das Estatais.

A OCDE ainda recomendou ao Brasil ir além das conquistas já alcançadas, estendendo os requisitos e vedações para todos os comitês do conselho de administração e para o conselho fiscal.

 

Fonte: Folhapress (Eduardo Cucolo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário