Proposta permite que Alepi realize eleições para dois biênios em um só dia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de dez. de 2022

Proposta permite que Alepi realize eleições para dois biênios em um só dia

 Fotos: Arquivo/Cidadeverde.com

Uma mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) permitirá a realização de duas eleições para biênios diferentes da mesa diretora em um único dia. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (20) pelo deputado João Madison (MDB). 

Ao Cidadeverde.com, o autor do Projeto de Resolução argumentou que a medida é apenas uma sugestão aos pares, que poderão optar por realizar ou não as duas eleições em único dia. Segundo ele, outras casas legislativas do país já adotam a prática.

“Essa resolução é o que já acontece em vários estados, que pode fazer as duas eleições para os dois biênios no mesmo dia. Não estou criando, estou copiando. Se a Assembleia achar que deve fazer os dois biênios juntos, faz. Politicamente pode”, disse o parlamentar. 

A proposta de mudança no texto do regimento interno da Alepi ocorre em meio às tratativas para a escolha do novo presidente e demais membros da mesa diretora da Casa, que deve acontecer na reabertura do ano legislativo prevista para o dia 01 de fevereiro de 2023. 

No momento, a disputa pela presidência do parlamento estadual se concentra entre os deputados Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB). Como integram partidos da base do futuro governador Rafael Fonteles, aliados tentam costurar um consenso para a eleição. 

Uma das opções em negociação é que petistas e emedebistas se alternem no comando da Alepi ao longo dos próximos quatro anos, evitando que um eventual racha e acirramento entre as duas siglas com as maiores bancadas prejudique o novo governo

Neste sentido, João Madison avalia que a possibilidade de se realizar as eleições dos dois biênios em uma só data é uma alternativa viável. “Isso dá uma tranquilidade, você vai governar os quatro anos sem ter problema político”, concluiu o deputado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário