Cratera se forma em rua e ameaça condomínios na zona Leste de Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jan. de 2023

Cratera se forma em rua e ameaça condomínios na zona Leste de Teresina

 Uma cratera que se formou na rua Jornalista Alberoni Filho, no bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina, tem ameaçado dois condomínios que ficam nas proximidades. O buraco, que está aberto há cerca de duas semanas, tem aproximadamente 3 metros de profundidade e tomou quase toda a rua, colocando em risco os muros dos imóveis. 

A cratera se abriu após uma galeria romper devido ao grande fluxo de águas pluviais, por conta das fortes chuvas que caem em Teresina desde o final de dezembro.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, o buraco iniciou com 30 centímetros e no dia 3 de janeiro, após uma forte chuva, as manilhas da galeria romperam e a cratera se abriu. Um carro chegou a cair no buraco na ocasião. 

Uma falta de entendimento entre a construtora responsável pelo condomínio e a SAAD Leste (Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas) impede a realização das obras que devem solucionar a problemática. 

De um lado, os representantes de um dos condomínios dizem que a responsabilidade de solucionar a situação é da Prefeitura. Do outro, a Saad Leste alega que a construção pode ter sido feita pela construtora e posteriormente doada à Prefeitura. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

"Não cabe apontar culpado"

Segundo a síndica do condomínio Cajuína, Letícia Sousa, a parte que cabia à construtora responsável já foi feita e agora cabe à Prefeitura de Teresina reparar os danos que ainda faltam para fechar a cratera. 

“Os engenheiros da construtora fizeram uma contenção no muro, a colocação da tampa e de canos, enquanto a Prefeitura não vinha para fazer o serviço por conta das chuvas. Nossa assessoria já passou o 'OK' para a Saad que a parte dela foi feita”, ressaltou a síndica Letícia Sousa. 

Os representantes do condomínio alegam que a Prefeitura recentemente fez o calçamento e asfaltou a rua onde está a cratera. Segundo a síndica informou ao Cidadeverde.com, isso teria sido feito sem uma drenagem necessária, já que próximo tem uma lagoa e a queda de água é muito forte em períodos chuvosos.

“Mas agora não cabe a nós apontar quem é o culpado de verdade. Precisamos resolver isso”, completou a síndica.  

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O que diz a Saad Leste 

Já o gerente de Obras da SAAD Leste, engenheiro Paulo Nunes, conversou com o Cidadeverde.com e afirmou que a a pasta já foi notificada da situação da cratera e que está trabalhando para solucionar a problemática. 

No entanto, segundo o gerente, a SAAD Leste está chamando os responsáveis pelo condomínio para conversar a fim de entender de quem é responsabilidade pelo conserto da rua. 

Segundo estudo preliminar da SAAD, o condomínio teria colocado esgoto para cair na galeria que serveria apenas para o escoamento de águas pluviais. E isso teria sobrecarregado a galeria. 

“Até sexta, se eles não vierem à SAAD, vamos resolver a situação. Se for comprovado que não era nossa responsabilidade, vamos acionar a PGM para que a Prefeitura seja ressarcida. O superintendente já deu o aval para as obras e temos recursos para isso”, acrescentou Paulo Nunes. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário