Defesa Civil do Piauí monitora elevação do nível do Rio Parnaíba - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jan. de 2023

Defesa Civil do Piauí monitora elevação do nível do Rio Parnaíba

 Foto: Divulgação/CCom-PI

A Defesa Civil do Estado informou que está fazendo o monitoramento do volume de águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (350 Km ao sul de Teresina), e adotando medidas preventivas nos municípios localizados à margem do Rio Parnaíba, por conta do aumento das chuvas no sul do Piauí e no Maranhão e Tocantins. 

A iniciativa visou tratar do planejamento de ações preventivas, após a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)  informar que aumentou o volume de vazão do reservatório de Boa Esperança.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta sexta-feira (13) que aumentará a vazão da barragem para 600 metros cúbicos por segundo. Hoje, a vazão gira em torno de 350 metros cúbicos por segundo. Neste sábado, a secretária estadual de Defesa Civil, Norma Sueli Nogueira, se reuniu com o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, assessores técnicos da Defesa Civil, para discutir ações e medidas preventivas para evitar problemas com aumento das chuvas e o volume de águas do Rio Parnaíba. 

Com o aumento da vazão, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia. A secretária de Defesa Civil explica que o momento é de prevenção e planejamento. “Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas” disse ela. 

Entre essas medidas preventivas, conforme explicou, estão visitas às áreas ribeirinhas, reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios que possam vir a ser atingidos por esse aumento das águas. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva como em casos emergenciais”, adiantou. Nesse período chuvoso também deve ser evitada a ocupação das áreas de inundação pelas comunidades ribeirinhas e a população deve se manter em alerta. 

O geógrafo Werton Costa destacou que o momento é de acompanhamento e orientação. “Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial. Estamos trabalhando nesse monitoramento para evitar possíveis riscos”, explicou.

Ele disse que a liberação das águas da barragem é um procedimento rotineiro no mês de janeiro, devido ao aumento das chuvas na região. O objetivo é conter a elevação de armazenamento do reservatório. Segundo informações da Chesf, nesta sexta-feira o volume da Barragem era de 64% abaixo do volume de espera estabelecido para o período, que é de 68%. Toda a operação segue as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário