Programa da TV Clube apresenta as riquezas de Francinópolis , Veja a Materia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de jan. de 2023

Programa da TV Clube apresenta as riquezas de Francinópolis , Veja a Materia



POR PORTAL V1


Francinopólis

O programa Piauí de Riquezas da TV Clube exibiu neste sábado, 14 de janeiro, uma reportagem sobre as riquezas que a história, a cultura e o povo de Francinópolis carrega em suas memórias e tradições.


A professora e secretária de Educação, Eliane Moraes trouxe em relato um pouco da sua pesquisa sobre a história do município, entre eles, o surgimento do nome da cidade.


“Existem várias versões com relação à origem do nome, todos eles levam para questão religiosa, homenagem a São Francisco, sendo que tem alguns que relatam uma junção de São Francisco com polis que é cidade em grego”, explica a professora.


Além dessa versão, Eliane ainda conta da possibilidade da origem do nome ter sido em homenagem também à filha do deputado Alcides Nunes que era natural de Valença, mas representava o município.


A equipe de reportagem, Eliane Moraes falou do crescimento da cidade que se deu ao redor da Praça Antônio Sobrinho, mais conhecida como Praça do Bambu, que em meados do século XIX era no local onde acontecia a feira fazendo com que a área urbana se desenvolvesse no entorno e posteriormente se tornasse cidade.


A história da quebradeira de côco Maria de Jesus, que reside na zona rural do município foi contada pela reportagem. Dona Maria de Jesus é deficiente visual e desde muito nova que realiza o ofício que aprendeu com o irmão de quebrar côco.


Na Francinópolis de riquezas, a professora aposentada Nena Rodrigues, apresenta o hobby que aprendeu ainda na infância de fazer peças em crochê e que hoje dona Nena desenvolve com muito talento, produzindo uma grande variedade de produtos.


Entre as diversas histórias abordadas é possível perceber a diversidade de saberes que o povo francinopolitano tem e é preservado com muito orgulho. Acesse a matéria aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário