Rio Parnaíba, em Luzilândia, entra na cota de atenção, segundo CPRM - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de jan. de 2023

Rio Parnaíba, em Luzilândia, entra na cota de atenção, segundo CPRM



O Rio Parnaíba, no município de Luzilândia, no Norte do Piauí, entrou na sua cota de atenção na madrugada desta segunda-feira (23).

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio atingiu 400 cm às 03h15 da madrugada. Até as 16h30 desta segunda-feira, o nível já havia subido 20 cm, chegando a 421 cm às 17h. Segundo a CPRM, a cota de atenção indica possibilidade moderada de ocorrência de inundação. Para chegar a este nível, o Rio Parnaíba, em Luzilândia, deve atingir 570 cm.



Ponto em Luzilândia é o único que merece atenção, até o momento | FOTO: Reprodução/SGB/CPRM

Até o momento, o ponto de monitoramento localizado em Luzilândia é o único em situação que merece observação no Piauí. Os demais pontos monitorados na Bacia do Rio Parnaíba encontram-se dentro da normalidade, segundo dados do SACE, plataforma desenvolvida pela CPRM para disponibilizar todas as informações geradas no contexto dos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs).


Tais informações são de suma importância e permitem que órgãos responsáveis; instituições públicas e privadas; e cidadãos possam tomar decisões que mitiguem os efeitos indesejáveis dos eventos hidrológicos extremos.



Previsão de mais chuvas nos próximos dias

Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, o nível dos rios deve continuar aumentando. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira (23), alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas que cobrem quase todo o território piauiense. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (24). Espera-se um volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), contudo, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Informações da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), indicam que as condições de chuvas no estado estão favoráveis em razão da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um novo canal de umidade, a sul. Pelo menos até a quarta-feira (25), o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, sendo de maior intensidade no norte e centro-norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário