Chineses visitam ZPE e empreendimentos no litoral do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de mar. de 2023

Chineses visitam ZPE e empreendimentos no litoral do Piauí

 

Foto: FCarvalho

Com diversas atividades em Teresina, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, uma delegação de investidores chineses encerrou na sexta-feira dia 10, a agenda de visitas e reuniões de negócios no Estado do Piauí, iniciada na quarta-feira dia 8, em Teresina.

A programação é fruto da articulação entre a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Estado do Piauí, a Investe Piauí, e a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação, a Abrazpe.

A comitiva era coordenada pelo presidente da Abrazpe, o economista Helson Braga, e a delegação chinesa composta por Henrique Kao, CEO da ES Consultor Ltda; Hugo Zhu, presidente da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Chan Kwok Keong, gerente de exportação da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Cris Wen, presidente da Shenzhen Eletrical Products Factory; e Cindy Chen, presidente da Sunglobal – Express Logistics Ltd.

O relacionamento entre a Investe Piauí e os empresários chineses teve início em janeiro deste ano, em São Paulo, durante a celebração de um acordo de cooperação econômica e tecnológica entre a Abrazpe e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.

A programação no Estado do Piauí começou com uma recepção do governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak, seguida de visitas a empresas de diversos setores na capital, todas relacionadas ou com potencial de relacionamento com a China. Entre as empresas visitadas, estão a indústria metalúrgica Ferronorte, a fábrica Euro Alimentos, do Grupo Arrey; os frigoríficos Frigotil e a Fazenda Tiracanga.

Na quinta-feira dia 9 durante todo o dia, os presidentes da Investe Piauí, Victor Hugo, e da ZPE do Piauí, Álvaro Nolleto, dialogaram com os líderes empresariais chineses sobre as possibilidades de investimentos em diversos setores industriais. Em Parnaíba, a programação teve início no Aeroporto Internacional João Silva Filho, onde foi apresentado o “master plan” da expansão daquela estrutura aeroportuária, por meio de uma parceria público-privada envolvendo o Governo do Piauí e investidores privados.

Em seguida, a delegação seguiu para Luís Correia, a fim de conhecer o espaço preparado para a construção do porto pesqueiro do estado, outra iniciativa da Investe Piauí, por meio de sua subsidiária Porto-PI. Eles também visitaram as instalações administrativas, industriais e de serviços da ZPE do Piauí, ocasião em que aprofundaram as discussões e troca de informações sobre oportunidades de negócios na zona de livre comércio piauiense.

Os gestores piauienses acompanharam ainda os membros da delegação chinesa em visitas à Faculdade de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, seguida de visita à Fazenda Marpisa, dedicada à criação de camarão e atum em Cajueiro da Praia. 

Com informações F. Carvalho e portalcorreiodonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário