Defensoria Pública realiza palestra sobre Racismo Institucional e Justiça no dia 21 de março - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de mar. de 2023

Defensoria Pública realiza palestra sobre Racismo Institucional e Justiça no dia 21 de março

 Foto: Ascom

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdepi) e da Ouvidoria-Geral Externa da Instituição, vai realizar no próximo dia 21, das 9h às 11h,  a Palestra “Racismo Institucional e Justiça: Interfaces da Defensoria Estadual e Federal”. O evento acontecerá no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, localizado na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos  e contará com transmissão pelo canal da Instituição no Youtube.

A palestra será proferida pelo Defensor Público Federal e Diretor-Geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União (ENADPU), César de Oliveira Gomes, e terá como debatedora a Diretora das Defensorias Regionais, Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, que é especialista em Direitos Humanos e mestranda em Sociedade e Cultura.

César de Oliveira Gomes é Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; membro do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da UNISINOS; co-fundador do grupo DiversoS – Educação em Direitos Humanos; membro convidado da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS (2017-2021); membro titular do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (2014-2015) e membro do Conselho Editorial da Revista das Defensorias Públicas do MERCOSUL (REDPO).

O palestrante tem ainda experiência acadêmica e profissional na área do Direito, com foco e interesse nas áreas: Direitos humanos, Descolonialidade, Direito Antidiscriminatório, Acesso à Justiça, Justiça de Transição e Democracia.

O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Djan Moreira, fala sobre a importância de trazer o tema para o debate. “Uma das atribuições da Ouvidoria Geral é promover intercâmbio com a sociedade civil e essa parceria com a Esdepi, liderada pela competentíssima Defensora Pública Andrea Melo, nos possibilita  ter momentos como esse. Mais do que uma palestra,  iremos ecoar com as Organizações das Nações Unidas pela eliminação da Discriminação Racial no Piauí, no Brasil e no mundo,  ao lado do Defensor Público Federal, César Gomes e da Defensora Pública Karla Andrade.  Afinal,  somos da terra de Esperança Garcia.  Renovo meus agradecimentos a Deus,  ao Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques,  à Defensora Andrea Melo e aos convidados, Defensor César Gomes e Defensora Karla Andrade, por essa oportunidade de beber de Vossas fontes!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário