Empresários de ônibus não têm condições de continuar no sistema, afirma superintendente ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2023

Empresários de ônibus não têm condições de continuar no sistema, afirma superintendente ASSISTA

 

A zona Sudeste de Teresina amanheceu nesta sexta-feira (10) sem ônibus com os motoristas e trabalhadores de quatro empresas paralisando as atividades. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou que não há mais condições desses empresários continuarem no sistema do transporte público de Teresina.

“Esse problema trabalhista entre o Sintetro e o Setut vem se desencadeando ao longo do tempo. Durante o ano de 2022, foi repassado o montante de dinheiro público para o Setut no montante em torno de R$ 26 milhões, com mais o que foi arrecadado na catraca, quase em torno de R$ 90 milhões. Esse montante todo, visto que a ordem de serviço está sendo descumprida, rodando menos da metade da ordem de serviço, e mesmo assim não tá dando para pagar os funcionários deles, infelizmente esses empresários não têm mais condições técnicas e operacionais de continuar no sistema, visto que nem os funcionários deles, eles conseguem manter”, disse o superintendente.

Bruno Pessoa destacou ainda que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já montou um plano de ação para a greve do motoristas e cobradores que deve iniciar nessa segunda-feira (13) e garantiu que o Setut não faz parte das medidas.

“A Strans, ao longo dessa semana, a medida que o Sintetro deu o início dessa greve, nós já fizemos um plano de ação e iremos apresentar ao prefeito Dr. Pessoa na próxima semana algumas ações a serem realizadas pela Prefeitura de Teresina para resolver o problema do transporte púbico. Já oficiamos algumas etapas disso agora no dia 8 de março, demos início a isso junto a Prefeitura e eu garanto que nesse plano de ação o Setut não faz parte, acrescentou.  

Até esta segunda-feira (13), o superintendente Bruno Pessoa reforçou que a Strans deve fazer o cadastro e vistoria de todos os veículos necessários para atender a população com a greve dos ônibus.

“Desde que o Sintetro entrou em estado de greve, a gente mobilizou os veículos cadastrados aqui já na Strans previamente, são em torno de 254 veículos. Quando a gente foi notificado oficialmente, em um dia a gente conseguiu cadastrar em torno de 65 veículos. Temos também o apoio dos veículos alternativos, que são em torno de 20 veículos e eu acredito que hoje e durante o sábado a gente consiga fazer a vistoria dos veículos necessários para atender a população a partir de segunda-feira”, finalizou o superintendente.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que não tem confirmação bancária que foram transferidos repasses financeiros e que a entidade está busbando soluçõe efetivas junto ao Sintetro. 

Confira nota na íntegra

O SETUT informa que até o momento não tem confirmação bancária de que foram transferidos repasses financeiros para as empresas.

A entidade esclarece que segue junto ao Sintetro buscando soluções efetivas e viáveis para a resolução dos problemas do setor, alinhando com a Prefeitura de Teresina.

Greve dos ônibus 

Os motoristas e cobradores das empresas de ônibus Emtracol, Transcol, Cidade Verde e Taguatur, que operam na zona Sudeste de Teresina, paralisam as atividades nesta sexta-feira (10). Os trabalhadores reivindicam o pagamento de salários atrasados que ainda não foram quitados. 

Na quinta-feira (9), os funcionários dos consórcios das zonas Sudeste e Leste também realizaram uma paralisação, mas segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviários do Piauí (Sintetro) apenas as empresas da região Leste regularizaram o pagamento dos salários. 

Na última terça-feira (7), o Sintetro se reuniu com o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, para discutir a crise no transporte público e evitar uma nova suspensão do serviço na cidade. Sem acordo, os trabalhadores decidiram manter a convocação de greve geral para a próxima segunda-feira (13). 

 

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário