Paz em Casa: TJ vai agilizar julgamentos de feminicídio e violência contra a mulher - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

6 de mar. de 2023

Paz em Casa: TJ vai agilizar julgamentos de feminicídio e violência contra a mulher

 Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza de hoje (6) até o dia 10 de março cerca de 500 audiências para agilizar processos de violência contra a mulher e feminicídios. As audiências fazem parte da 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. No Piauí existem cerca de 16 mil processos. Uma média de 10 pedidos de medidas protetivas por dias são feitas para proteger mulheres de agressores. 

A juíza Keylla Raniere, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJ-PI, explicou ao Cidadeverde.com que o objetivo da semana é realizar um esforço concentrado nos fóruns e comarcas para julgar e analisar processos que envolvem violência doméstica e feminicídio. 

“Esse projeto existe para fomentar o julgamento desses processos e dar agilidade. São audiências de ações penais em curso. Estamos analisando as denúncias e julgando os processos criminais perante a Justiça piauiense”, destacou a juíza Keylla Raniere. 

Além das audiências, o Tribunal de Justiça também está realizando uma exposição sobre mulheres pioneiras e oferecendo serviços de beleza para as mulheres que participam dessas audiências. 

“O objetivo é que as vítimas que estão aqui possam visualizar na exposição as possibilidades para que elas consigam ter esse entusiasmo para quebrar o ciclo da violência. E os serviços de esmaltação, maquiagem e sobrancelhas tem como objetivo melhorar a autoestima da mulher”, acrescentou a juíza. 

Ainda segundo a coordenadora, não há um perfil de mulheres que são vítimas de violência ou feminicídio. À reportagem, ela disse que “são mulheres de todas as classes, mais ou menos instrução”. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Câncer da sociedade 

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa também tem o objetivo de conscientizar a sociedade para uma reflexão acerca da violência contra a mulher. Segundo a juíza Keylla Raniere, é preciso entender o porquê dessa violência existir. 

“Só assim vamos poder frear essas manifestações que diminuem a mulher e onde ela se encontra. Durante essa semana, a sociedade precisa parar um pouco para refletir. Essa violência é um sintoma de uma doença que nossa sociedade carrega. Não podemos tratar somente o sintoma, mas olhar para o todo. É um câncer que precisa ser tratado”, pontuou a juíza.

Essa ação acontece três vezes ao ano. A primeira acontece nesta semana e as outras em agosto e novembro, respectivamente. 

“Esse é um programa do Conselho Nacional de Justiça que todos os tribunais do país participam. A ação trata tanto de audiências, como análise de processos, julgamentos, outros atos processuais, a título de esforço concentrado”, completou a juíza Keylla Raniere. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário