Robô Curiosity da Nasa registra raios de sol em Marte - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2023

Robô Curiosity da Nasa registra raios de sol em Marte

 Foto: Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Curiosity, da agência espacial norte-americana (NASA), captou imagens de um pôr do Sol do planeta Marte, com os raios crepusculares brilhando através das nuvens.

O registro foi obtido em 2 de fevereiro, com apoio da Mastcam, que é a câmera colorida do Curiosity. O equipamento tem a missão de observar o planeta durante seu crepúsculo, para obter informações sobre as nuvens. Para criar a imagem acima, a Nasa juntou 28 imagens registradas pela Mastcam. 

Em 2021, o Curiosity contou principalmente com suas câmeras de navegação em preto e branco que forneceram uma visão detalhada da estrutura das nuvens enquanto se moviam.

Esta imagem foi captada em uma altitude superior das nuvens marcianas, 59 km acima do solo e são feitas de gelo de água. Os pesquisadores sugerem que estas nuvens são compostas por dióxido de carbono congelado, também conhecido como "gelo seco".

Em 27 de janeiro, o rover também capturou a imagem de uma nuvem iridescente em formato de pena. Os pesquisadores estudam as nuvens de Marte para determinar como que suas partículas se acumulam ao longo do tempo.

As transições de cores que são expostas, acontecem por causa da irisdecencia e mostram aos pesquisadores como que a nuvem está evoluíndo e como o tamanho de suas partículas está mudando ao longo da estrutura.

Estas imagens trazem informações importantes para analisar o clima em Marte, além da composição e temperatura da atmosfera do planeta.

Curiosity está em missão há 11 anos

O robô Curiosity foi lançado ao espaço em 26 de novembro de 2011, partindo de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, pousando na região de Aeolis Paulus, na cratera de Gale, em Marte, em 6 de agosto de 2012, após uma viagem de 560 milhões de quilômetros.

O rover tem o papel de investigar o clima e a geologia de Marte, para avaliar se o local já teve condições ambientais que favoreça a vida microbiana, além da investigação da existência de água e estudos da possibilidade de num futuro próximo levar humanos para viver no planeta vermelho.

O equipamento pesa cerca de 900 kg, tem 2,2 metros de altura por 2,7 metros de largura, comprimento de 3 metros, podendo alcançar a velocidade máxima de 90 km/h.

A Curiosity está em missão há mais de 11 anos e 3 meses.

Fonte: Sbt News

Nenhum comentário:

Postar um comentário