Teresina vive cenário de aquecimento e realiza evento para debater clima - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de mar. de 2023

Teresina vive cenário de aquecimento e realiza evento para debater clima

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Relatório do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU) apontou que atualmente, Teresina enfrenta um cenário de aquecimento que se tornará uma realidade para os demais países do globo apenas em 2030, de acordo com algumas previsões publicadas no Special Report on Global Warming of 1.5°C do IPCC (2019). Diante do alerta, a Coordenação da Agenda Teresina 2030 vem desenvolvendo estudos que buscam evidenciar ações que visem o enfrentamento às mudanças climáticas. 

Para trabalhar esta pauta e observar o trabalho que vem sendo desenvolvido para a conclusão do Plano de Ação Climático do Município, a Prefeitura de Teresina realiza neste mês de março, o 1º evento sobre mudanças climáticas, o ClimaTHE 23 | Teresina Cidade Climática. No evento, também será apresentado o primeiro inventário de gases do efeito estufa na capital e um estudo de vulnerabilidade de Teresina mostrando a situação de hoje e uma projeção para o futuro. 

“A Agenda Teresina 2030 entende que os efeitos das mudanças climáticas já estão transformando nossa sociedade e é necessário, de maneira urgente, compreender os seus efeitos e criar medidas de mitigação e/ou adaptação. Por isso, inserimos esta pauta no calendário da cidade e, anualmente, vamos ter eventos como esse”, pontuou João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento.

O ClimaTHE 23 surge de uma necessidade da Prefeitura de Teresina de dialogar com a sociedade para tornar a cidade capaz de lidar com extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo). Neste ano, o ClimaTHE é pautado em quatro eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

O evento será realizado no dia 20 de março, no Cine Teatro UFPI, e contará com palestras, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital. Para avançar de forma assertiva nas discussões, a Prefeitura traz para este evento, o Secretário Municipal do Clima de Niterói/RJ, Luciano Paez, a primeira secretaria do clima em nível municipal do Brasil.

As inscrições já estão encerradas, mas os interessados ainda podem acompanhar o evento através do canal oficial da Prefeitura de Teresina no Youtube, por meio de transmissão online.

Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deve assinar um decreto de inovação, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no Município.

“É um processo que vem sendo desenvolvido com muita atenção e que busca integrar as pastas da Prefeitura e demais órgãos que trabalham este tema em prol de melhorias para a população.

O prefeito Dr. Pessoa tem uma atenção única para cada pauta apresentada e o impacto das ações elaboradas, por meio desse estudo, serão benéficas para todos, pois nosso objetivo é estar preparados para as mudanças climáticas e seus impactos”, acrescentou João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento.

Parcerias

O ClimaTHE23 será uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), CAF (sigla em inglês para Banco de Desenvolvimento da América Latina); Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o Centro de Tecnologia (CT/UFPI); Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU/UFPI); Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário